Home Cotidiano Economia BA: Produção industrial cresce 7,6% e figura entre as maiores taxas do país
Economia - 8 horas atrás

BA: Produção industrial cresce 7,6% e figura entre as maiores taxas do país

Em setembro de 2024, a indústria baiana registrou um crescimento de 7,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado, impulsionada principalmente pelo setor de derivados de petróleo, que apresentou alta de 11,6%. O avanço na produção de óleo diesel e gasolina foi determinante para que o estado ocupasse a terceira posição nacional em taxa de crescimento industrial, superado apenas por Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

O setor químico também apresentou um desempenho expressivo, com aumento de 15,5%, seguido pelo de borracha e materiais plásticos (17,2%) e máquinas e aparelhos elétricos (16,3%). Esse impulso reflete a força da indústria baiana, que no acumulado de janeiro a setembro registrou um avanço de 3,1%, alinhado com a média de crescimento nacional.

Entretanto, nem todos os segmentos acompanharam esse crescimento. A produção de alimentos caiu 1,8% em setembro, puxada pela menor fabricação de carnes bovinas e pasta de cacau. O setor de couro e calçados, por sua vez, recuou 11,4%, impactando negativamente o saldo geral da produção no estado.

Ainda assim, a Bahia segue mostrando recuperação sólida e ascendente, acumulando crescimento de 4,0% nos últimos 12 meses. O desempenho baiano confirma seu papel como um dos motores industriais do país, fortalecendo a confiança na retomada do setor e destacando-se como exemplo de superação e resiliência no cenário nacional.

Check Also

Prado: Seminário reforça rumo ao sucesso turístico com novos investimentos e oportunidades na Costa das Baleias

O seminário Avança Turismo, realizado em Prado, na última semana, marcou um importante pas…