BA: Internet de alta velocidade revoluciona o ensino e a pesquisa no Estado, impulsionando inovação
O Governo do Estado, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acaba de inaugurar a Infovia Bahia em seis cidades: Irecê, Itaberaba, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista. Com conexões de até 10 Gbps, o projeto atende 20 instituições e se expande pela Bahia, promovendo uma transformação digital no ensino, pesquisa e serviços públicos.
Parte do Programa Conecta e Capacita, do MCTI, a Infovia Bahia está prevista para alcançar outras cidades até 2026, completando cerca de 2,5 mil quilômetros de fibra óptica. A iniciativa visa fomentar a colaboração entre instituições e reduzir custos de conexão, além de impactar positivamente serviços como a telemedicina, beneficiando cerca de 1 milhão de baianos com internet de maior qualidade.
O chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes, enfatiza o avanço para o interior do estado: “Com uma rede de alta velocidade, podemos desenvolver projetos de ponta aqui mesmo na Bahia, atendendo necessidades que vão da educação aos serviços públicos, fortalecendo o crescimento acadêmico e tecnológico no estado”, explica Gomes.
Para a ministra Luciana Santos, a Infovia Bahia representa um marco na democratização digital: “As novas redes trazem conectividade de alta qualidade a milhares de baianos, incluindo escolas e órgãos públicos, e melhoram a inclusão digital em toda a região.”
Noticia10
Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul
A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…