Suzano lidera revolução social no setor florestal com parceria global para trabalho digno
Em um movimento histórico, a Suzano, gigante do papel e celulose, anunciou uma parceria com a Organização Mundial do Trabalho (OIT) e o Pacto Global da ONU para transformar as condições de trabalho em toda a sua cadeia produtiva. O anúncio foi feito durante o evento “SDGs in Brazil”, na sede da ONU, em Nova York, destacando a urgência de enfrentar o legado de precariedade no setor florestal.
O projeto busca implementar a devida diligência em direitos humanos em mais de 200 municípios e entre 15 mil fornecedores, com o objetivo de garantir salários justos e condições dignas de trabalho. Fernando Bertolucci, vice-presidente da Suzano, afirmou que a meta é retirar 200 mil pessoas da pobreza até 2030, um desafio que exige parcerias estratégicas para ser bem-sucedido.
A iniciativa, que inclui o projeto “Nossa Voz Florestal”, visa ouvir diretamente os trabalhadores, especialmente os mais distantes na cadeia produtiva, para construir soluções com base no diálogo. A empresa também incentivará a sindicalização e fortalecerá a comunicação nas áreas rurais, onde os riscos de violações de direitos trabalhistas são maiores.
Segundo Bertolucci, a inclusão social tem impacto direto na preservação ambiental. Ao melhorar as condições de vida das comunidades, a Suzano acredita que estará não apenas promovendo justiça social, mas também garantindo a sustentabilidade de longo prazo.
Noticia10
Eunápolis: Veracel reforça sustentabilidade em encontro com fornecedores
A Veracel Celulose promoveu, na última quinta-feira (28), o Encontro de Fornecedores 2024 …