BA: Estudo para trem de passageiros entre Salvador e Feira de Santana avança; entrega prevista para 2025
O Ministério dos Transportes está avançando no estudo de viabilidade para a implantação de um trem de passageiros entre Salvador e Feira de Santana, uma das principais demandas de mobilidade urbana da Bahia. A Infra S.A., antiga Valec, já contratou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para o Lote I da Região Nordeste, que abrange, além do trecho Salvador-Feira de Santana, a rota São Luís-Itapecuru Mirim, no Maranhão, e Fortaleza-Sobral, no Ceará. Com 107 quilômetros de extensão, o projeto do trem Salvador-Feira será o primeiro a ser concluído, com previsão de entrega para os primeiros meses de 2025.
Além de modernizar a infraestrutura de transporte da Bahia, a proposta é considerada estratégica pela sua capacidade de conectar duas das maiores cidades do estado. Segundo estimativas, o trem de passageiros poderia reduzir o tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana de 1h30 para apenas 40 minutos, utilizando um trem expresso. O projeto também incluiria a construção de estações em cidades importantes como Santo Amaro, Candeias, Simões Filho e uma nova parada na BR-101, em Feira de Santana, facilitando o acesso a essas regiões e integrando o sistema às principais rodovias brasileiras, como BR-101, BR-116 e BR-324.
A CCR, concessionária responsável pelo Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), já manifestou interesse em uma parceria público-privada (PPP) para assumir tanto a construção quanto a operação do trecho ferroviário. O sistema ferroviário deverá atender cerca de 4 milhões de pessoas, abrangendo não apenas os moradores de Salvador e Feira de Santana, mas também de municípios vizinhos. Estima-se que o custo total da obra seja de R$ 2,6 bilhões, com um custo operacional anual de R$ 280 milhões.
Para discutir os impactos e benefícios do projeto, estão previstas audiências públicas nos próximos meses, quando os estudos de viabilidade estarão em fase final. A implantação do trem de passageiros promete não só melhorar a mobilidade e reduzir o trânsito rodoviário entre as cidades, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico da região, criando novas oportunidades de negócios e facilitando o deslocamento de trabalhadores e turistas.
Noticia10
Mucuri: um paraíso com praias de tirar o fôlego e turismo sustentável
Mucuri, na Bahia, é um destino que encanta os amantes da natureza com suas praias paradisí…