Home Cidade e Região Bahia Prado: Saberes indígenas e preservação da Mata Atlântica marcam a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Aldeia Pataxó KAÍ
Bahia - 12 horas atrás

Prado: Saberes indígenas e preservação da Mata Atlântica marcam a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Aldeia Pataxó KAÍ

A Aldeia Pataxó KAÍ, localizada no Prado, foi palco das atividades do segundo dia da 21ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) nesta segunda-feira (14). O evento conectou os saberes tradicionais dos povos indígenas à preservação do bioma Mata Atlântica, em uma jornada que valoriza tanto a cultura dos Pataxó quanto a importância da sustentabilidade ambiental. A SNCT, que acontece até 18 de outubro, traz o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes tradicionais e tecnologias sociais”, com atividades em diversas regiões do estado.

O dia foi repleto de simbolismo, com rituais indígenas e debates sobre a ciência sob a ótica do povo Pataxó, além de apresentações das escolas indígenas locais. Essas ações reforçaram o papel central das comunidades tradicionais na proteção dos biomas e na sustentabilidade ambiental. “É um momento único e emocionante debater os saberes tradicionais com os indígenas da Aldeia KAÍ. São conhecimentos que se aliam à ciência e à tecnologia para proteger o bioma Mata Atlântica”, destacou Sahada Luedy, diretora de Políticas e Programas da Secti.

O secretário municipal de Desenvolvimento Indígena de Prado, Ricardo Oliveira, ressaltou a importância da SNCT para o fortalecimento das comunidades indígenas da região. “Esse evento é fundamental para a Terra Indígena Barra Velha. É uma oportunidade de discutir o desenvolvimento das comunidades, trazendo a ciência e a tecnologia para dentro da Aldeia KAÍ e dos territórios indígenas”, afirmou Oliveira, apontando o impacto positivo da iniciativa.

A SNCT na Aldeia Pataxó KAÍ é realizada com o apoio de diversas instituições parceiras, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Promoção da Igualdade Racial. Universidades estaduais e órgãos de preservação ambiental também estão envolvidos, como o Instituto Chico Mendes (ICMBIO) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), reforçando a importância da união entre saberes tradicionais e ciência moderna para a preservação dos biomas brasileiros.
Noticia10

Check Also

Governo formaliza criação da primeira empresa pública aeroespacial do Brasil

Após mais de 20 anos de debates, o governo federal deu um passo decisivo para a criação da…