Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: Eneva firma contrato histórico de fornecimento de gás natural com Linhares Geração
Espírito Santo - 17 de junho de 2024

Linhares: Eneva firma contrato histórico de fornecimento de gás natural com Linhares Geração

A Eneva, empresa integrada de energia, assinou um contrato inovador de fornecimento de gás natural com a Linhares Geração, responsável por operar uma usina termelétrica no Espírito Santo. Este é o primeiro acordo de venda de gás natural para uma usina termelétrica firmado entre agentes privados no Brasil, envolvendo um volume diário de até 1,07 milhão m³ de gás natural.

O fornecimento flexível será destinado à Usina Termelétrica Luiz Oscar Rodrigues de Melo (UTE LORM), com capacidade instalada de 204 MW, situada em Linhares (ES). Este contrato representa um marco na abertura do mercado brasileiro de gás natural, oferecendo uma solução contratual que promove a segurança energética do país.

O acordo tem duração de 15 anos, com início previsto para 1º de julho de 2026, mas pode ser antecipado para janeiro do mesmo ano. O gás será fornecido principalmente a partir da Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) no Hub Sergipe, o primeiro terminal privado de GNL do Brasil conectado à rede de gasodutos da TAG. O contrato é avaliado em R$ 1,2 bilhão, baseado em premissas como valor do JKM, dólar e expectativa de despacho da usina.

A UTE LORM comercializou sua capacidade de 204 MW no Leilão de Reserva de Capacidade de 2021 e firmou um compromisso de venda de potência por 15 anos, a partir de julho de 2026. A Eneva terá exclusividade no fornecimento de todo o volume de gás necessário para atender aos despachos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sob o Contrato de Reserva de Capacidade para Potência (CRCAP).

A parceria entre Eneva e Linhares Geração reforça a flexibilidade e liquidez no mercado de gás natural brasileiro, beneficiando-se da conexão do Hub Sergipe. Marcelo Oliveira, diretor executivo da Linhares Geração, destaca a importância do contrato para garantir a disponibilidade de gás natural com equilíbrio de custo. Marcelo Lopes, diretor da Eneva, vê o acordo como um marco que fortalece o mercado de gás, oferecendo soluções que permitem gerenciar volumes e preços, além de agregar segurança e diversificação ao suprimento energético.
Noticia10

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…