BA: Operador de grande porto na China conhece o Terminal Portuário Miguel de Oliveira
No último domingo (2), o Yantian Port Group, comandado pelo Governo de Shenzhen, na China, visitou a Bahia para conhecer o Terminal Portuário Miguel de Oliveira. Especializados em construção de portos, investimentos, operação, logística integrada e serviços de apoio, os executivos foram recebidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Bahiainveste, e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O grupo chinês, que considera assumir o antigo terminal da Ford, agora um ativo da Bahiainveste, foi apresentado às diversas oportunidades disponíveis.
“Estamos muito animados com o interesse dos operadores do Porto de Shenzhen em operar este terminal, que trabalhará com importação e exportação de diversos segmentos,” afirmou o secretário da SDE, Angelo Almeida. “Além da BYD, temos mais duas empresas chinesas interessadas no local: Goldwind e Sinoma, fabricantes de turbinas eólicas. Destaco também as oportunidades na fabricação de produtos verdes para exportação. Este ano comemoramos 50 anos de relação bilateral entre Bahia e China, e estamos fortalecendo ainda mais essa parceria.”
Almeida ressaltou ainda dois grandes segmentos com demanda reprimida: o agronegócio, especialmente no Oeste baiano, que produz soja, milho e algodão, e a mineração, com a Bahia sendo o terceiro maior produtor de minério de ferro do país. Após a recepção na SDE, a comitiva visitou o terminal privado no Porto de Aratu, em Candeias. Paulo Guimarães, presidente da Bahiainveste, destacou as vantagens do terminal, situado próximo ao Polo Industrial de Camaçari, o maior complexo químico da América Latina.
“O terminal privado está estrategicamente localizado ao lado do Polo Industrial de Camaçari e do Porto de Aratu, essencial para materiais líquidos e gasosos. O Porto de Aratu já não atende todas as necessidades do Polo. Com a funcionalidade do terminal, podemos atender à BYD, ao Polo Industrial de Camaçari e às indústrias eólicas,” explicou Guimarães. Presentes na visita estavam os executivos do Shenzhen Port Group, incluindo a presidente Chaoyang HU, o diretor geral Yubin Zhong, o vice-diretor Ziyu Zhong, e representantes da BYD e da SDE, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico e sustentável da Bahia.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…