Home Cidade e Região Bahia Ilhéus: Cacau do Sul da Bahia ganhou medalha de ouro como uma das melhores amêndoas do mundo
Bahia - 16 de fevereiro de 2024

Ilhéus: Cacau do Sul da Bahia ganhou medalha de ouro como uma das melhores amêndoas do mundo

Luciano Ramos de Lima, produtor de cacau de Ilhéus, sul da Bahia, e uma cacauicultora de Medicilândia, no Pará, ganharam medalhas de ouro no Cacao of Excellence Awards (CoEx), premiação que elege as melhores amêndoas de cacau do mundo e que é dividida por regiões. A cerimônia que anunciou o resultado da edição 2023 foi realizada no último dia 08, durante a Semana do Cacau de Amsterdã (Amsterdan Cocoa Week), na Holanda.

O Cacao of Excellence é considerado a premiação de maior prestígio do mundo ao reconhecer produtores de cacau excepcionais pela qualidade superior e diversidade de sabores de todos os cantos do planeta. Para a edição de 2023, o CoEx recebeu 222 amostras de amêndoas de cacau de 52 origens diferentes provenientes de quatro grandes regiões: África e Oceano Índico; Ásia e Pacífico; América Central e Caribe; e América do Sul. Luciano Ramos de Lima, da Bahia, e Miriam Federicci, do Pará, receberam a honraria mais alta da premiação para a América do Sul.

“O Brasil disputa em uma região muito competitiva, pois a América do Sul reúne os principais players de cacau fino do mundo. Concorremos com Equador, Peru, Colômbia e Venezuela, origens mundialmente consolidadas de cacau de qualidade”, destaca Adriana Reis, gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC), sediado em Ilhéus.
Noticia10

Check Also

Casagrande transfere capital para São Mateus e fala sobre investimentos estratégicos para a Região Norte capixaba

O governador Renato Casagrande realizou nesta quarta-feira (20) a transferência simbólica …