No “janeiro branco”, especialistas da clínica de psicologia PrimeiraMente, fazem alertas sobre a saúde mental
No calendário de datas e suas importâncias, o ano começa com um alerta para a conscientização e promoção da saúde mental. A campanha Janeiro Branco, que traz em 2024 o tema: “Saúde Mental enquanto há tempo!” A Clínica de Psicologia PrimeiraMente em Posto da Mata, realizou nesta quinta-feira (11) ação alusiva à campanha. Os profissionais que compõem o corpo de especialistas da clínica fizeram alguns alertas sobre gatilhos que possam ser os primeiros sinais de que as pessoas precisam buscar uma ajuda profissional.
Para uma das coordenadoras da clínica, a psicóloga Dra. Rosália de Moura, essas ações específicas asseguram um momento de compreensão sobre a saúde mental, a empatia pelo outro e o bem estar físico e mental: “Nós somos uma construção coletiva, mas, os males maiores nos atingem no individual, e é quando a nossa mente se torna o alvo. Estar com a saúde mental em dia é fundamental para a gente funcionar neste mundo. O ‘Janeiro Branco’ tem essa importância que é colocar em evidência conteúdos sobre saúde mental”. Observa a Dra Rosália de Moura.
A Dra. Dayane Ramalho Silva, Psicóloga especialista em crianças e adolescentes, enfatiza o momento para fazer um alerta aos pais e responsáveis sobre o uso excessivo de telas por crianças e adolescentes: “O uso excessivo de telas afeta negativamente o desenvolvimento infantil, problemas como atraso no desenvolvimento, pouca interação social, pouco contato visual entre outros. Precisamos retomar algumas práticas antigas de entretenimento como brincar na rua, subir em árvores e até mesmo leitura em livros impressos. É preciso criar momentos especiais para tornar a realidade tão ou mais interessante do que o mundo digital”. Destaca a Doutora Dayane.
Como tudo aquilo que afeta a mente reverbera no físico, a Clínica PrimeiraMente também oferta especialistas no campo da compreensão, diagnóstico e tratamento da ressonância dos problemas do psíquico sobre o corpo. É o caso do Dr. Adão dos Santos, fisioterapeuta e massoterapeuta: “É indissociável as questões psicológicas dos traumas do corpo. Uma mente sã por consequência um corpo são. Precisamos atentar para os alertas que nosso corpo emite sempre que provocamos nele algum tipo de estrese. O mês de janeiro tem essa simbologia do alerta, e aqui na PrimeiraMente nós buscamos sempre nos anteciparmos”. Enfatizou o Dr. Adão.
“Tudo no mundo é sobre sexo, exceto o sexo. Sexo é sobre poder.” (atribuída a Oscar Wilde). E quando esse poder vira transtorno? Para a Dra. Maira Porto, Psicóloga e sexóloga, o ser humano vive em uma eterna busca por algo que o complete, que sacie este vácuo indescritível e indecifrável do sexo: “Sexologia não é sobre sexo, é sobre poder! E a mente, que sempre está, ou deveria, estar no controle, quando não está, transforma esse poder em cativeiro. Fique atento aos excessos, as negligências. No mínimo sinal de que o prazer virou um problema, procure um profissional”. Alerta Maira Porto.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…