MG: Vacina desenvolvida por pesquisadores da UFMG que trata a dependência de cocaína, vence prêmio internacional
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram a Calixcoca, vacina terapêutica para o tratamento da dependência em cocaína, que já se encontra em fase avançada, com resultados promissores na fase de testes pré-clínicos. A vacina também poderá ser utilizada para usuários de crack. A pesquisa é o tema do projeto da bolsa de Produtividade em Pesquisa do professor Frederico Garcia, ele é o coordenador do estudo, que reúne pesquisadores das áreas de Medicina, Química, Farmácia e Veterinária.
A Calixcoca já teve patente depositada no Brasil e nos Estados Unidos e acaba de vencer o Prêmio Euro de Inovação na Saúde, que reconhece grandes inovações na área médica e é patrocinado pela multinacional farmacêutica Eurofarma. A equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistou a premiação de 500 mil euros (cerca de R$ 2,6 milhões), como iniciativa destaque da segunda edição do Prêmio Euro Inovação na Saúde. A multinacional farmacêutica Eurofarma, que atua em mais de 20 países.
A pesquisa sobre a Calixcoca é o tema do projeto da bolsa de Produtividade em Pesquisa do professor Frederico Garcia e, além do financiamento do CNPq, recebeu recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG); apoio da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, do Ministério da Justiça; além de verba de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Hugo Leal (PSD-RJ). “Caminhamos, agora, para o registro desse medicamento na Anvisa para, com isso, conseguir a autorização para estudos com humanos”. Comentou o professor Frederico Garcia.
Noticia10
Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul
A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…