Falta de higiene íntima masculina pode causar irritações, candidíase e até câncer
Balançar o pênis após fazer xixi é algo que grande parte dos homens faz quase que automaticamente. Se livrar corretamente do restinho de urina que permanece na uretra e não deixá-lo na cueca é importante para evitar o aparecimento de problemas. Para esvaziar completamente o canal do pênis e prevenir o gotejamento, a recomendado é não só balançar, como também ordenhar a uretra. Ou seja, apertar o pênis levemente desde a base, próximo ao escroto — com cuidado para não machucar.
A urina é estéril (livre de bactérias) e não causa doenças. Porém, ao terminar a micção, a uretra entra em repouso, se fecha e elimina todo o líquido excedente ali. Se você guardar o pênis antes de o processo acabar, sem sacudir e fazer a limpeza correta, a tendência é que ocorra um gotejamento. O líquido acumulado na roupa íntima favorece a proliferação de fungos e bactérias que, além de causar odor desagradável, vão ficar em contato com a pele e podem gerar irritações e até candidíase, uma infecção fúngica que provoca coceira, ardência e vermelhidão na região genital.
O câncer de pênis também pode ser relacionado à falta de higiene, apesar de ter como fatores de risco principais as infecções por HPV (vírus que desencadeia verrugas) sem tratamento e a presença crônica de fimose com esmegma (sebo que fica entre o prepúcio e a glande). Para evitar doenças, mantenha a região íntima sempre limpa e bem seca após urinar, ter relações sexuais e tomar banho. Além disso, ao notar qualquer problema, não sinta vergonha de procurar um médico.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…