Vitória: Capital capixaba aprova em 1º turno aumento do número de vereadores
A Câmara de Vitória aprovou em 1º turno, na manhã desta quarta-feira (5), a criação de mais seis vagas no plenário. O projeto amplia o número de vereadores da Capital de 15 para 21 a partir da próxima legislatura, a contar de 2025. Por se tratar de proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, a matéria precisa ser aprovada em dois turnos, respeitando-se intervalo de dez dias entre as duas votações. Desse modo, o 2º turno só poderá ocorrer do dia 15 em diante.
No 1º turno da votação, realizado em sessão extraordinária, o projeto foi aprovado por 10 votos a 5. Dez votos eram exatamente o número mínimo necessário para que a matéria seguisse tramitando. Segundo a própria Lei Orgânica de Vitória, esta só pode ser emendada se obtiver o voto favorável de dois terços dos membros da Casa nas duas votações (no caso, 10 dos 15 votos possíveis).
Assim, nesta quarta-feira, a aprovação em primeiro escrutínio se deu no limite. Se mantido esse placar na segunda etapa da votação, daqui a dez dias, a emenda será promulgada pela Mesa Diretora (sem passar pelo prefeito Lorenzo Pazolini) e, já na eleição municipal do ano que vem, haverá 21 cadeiras em disputa na Câmara de Vitória.
Votaram a favor do projeto os vereadores: Aloísio Varejão (PSB); Anderson Goggi (PP); André Moreira (PSol); Dalto Neves (PDT); Duda Brasil (União Brasil) – líder do prefeito; Karla Coser (PT); Leonardo Monjardim (Patriota); Luiz Paulo Amorim (Solidariedade); Maurício Leite (Cidadania) e Vinicius Simões (Cidadania).
Votaram contrários ao projeto os vereadores: André Brandino (PSC); Chico Hosken (Podemos); Davi Esmael (PSD); Leandro Piquet (Republicanos) e Luiz Emanuel (sem partido).
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…