BR: Governo Lula autoriza construção da nova ferrovia Bahia-Minas pela MTC Caravelas
O sonho de ter a ferrovia Bahia-Minas de volta com as suas atividades está cada vez mais perto de se concretizar. Isso porque foi publicado no diário oficial da união desta terça-feira (07) uma deliberação da diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento foi assinado por Rafael Vitale Rodrigues, diretor-geral da ANTT aprovando a celebração de Contrato de Adesão, para conceder, por meio de autorização, a construção e exploração de uma estrada de ferro localizada entre Caravelas (BA) e Araçuaí.
Com a assinatura da deliberação fica autorizada a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre Caravelas/BA e Araçuaí/MG, pelo prazo de 98 (noventa e oito) anos, objeto do requerimento da empresa Porto Caravelas MTC Construção e Administração Portuária SPE Ltda. (Art. 1°). Segundo esta Deliberação, em seu Art. 2º, “Após assinatura do Contrato de Adesão pela Agência Nacional de Transportes – ANTT, a MTC – Multimodal Caravelas deverá opor a sua assinatura no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de perda de eficácia desta Deliberação e consequente arquivamento do processo”.
A nova Bahia-Minas apresenta a linha tronco Caravelas/BA a Araçuaí/MG em 442 km, acrescentado pelos ramais para Teixeira de Freitas/BA (32,35 km), e para a região do distrito de Mucuri/BA (16,5 km). Com isso, a Ferrovia Bahia-Minas tem a distância total de 491 Km. A iniciativa é da MTC-MULTIMODAL CARAVELAS, a empresa brasileira vislumbra a implementação de um moderno e muito bem projetado sistema logístico multimodal com reativação da linha férrea e ampliação e funcionamento do aeroporto de Caravelas, além de uma hidrovia no município de Nova Viçosa.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…