Nova Viçosa: Terroristas do 8 de janeiro destruíram um Krajcberg de 300 mil reais
A escultura “Galhos e Sombras”, de Frans Krajcberg (1921 – 2017), foi uma das obras de arte danificadas no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), durante os ataques golpistas promovidos por terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A escultura em madeira ficava instalada na parede do terceiro andar do Planalto e foi quebrada em diversos pontos. O valor da peça é estimado em R$ 300 mil, disse o Planalto.
O artista plástico Frans Krajcberg, veio ao Brasil para reconstruir a sua vida após sobreviver ao Holocausto. Nascido na Polônia e descendente de família judia, Frans chegou ao país em 1948. Durante a Segunda Guerra Mundial, a mãe do artista foi enforcada e morta pela Alemanha Nazista. Krajcberg foi o único sobrevivente de sua família, que morreu em campos de concentração.
Krajcberg radicou-se no município de Nova Viçosa, Extremo Sul da Bahia. Por 45 anos o Sítio Natura, uma área de 34 hectares de Mata Atlântica, que ele adquiriu ao chegar na Bahia foi seu refúgio e maior fonte de inspiração e matéria prima para a sua arte. A escultura “Galhos e Sombras” foi uma dessas obras que foram inspiradas e materializadas no sítio Natura em Nova Viçosa.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…