Home Cidade e Região Espírito Santo Vila Velha: Câmara promove Sessão Solene em homenagem ao dia da Consciência Negra
Espírito Santo - 2 de dezembro de 2022

Vila Velha: Câmara promove Sessão Solene em homenagem ao dia da Consciência Negra

A Câmara Municipal de Vila Velha realizou, na noite de quarta-feira (30), Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e ícone da resistência negra no país. A cerimônia foi presidida pela vereadora Patrícia Crizanto (PSB), Presidente da Frente Parlamentar da Igualdade Racial, proponente da sessão solene.

A cerimônia contou com a presença de autoridades públicas municipais, estaduais e representantes de entidades e movimentos que lutam pelo avanço das políticas de promoção da igualdade racial em Vila Velha e no Espírito Santo. Na oportunidade, 49 personalidades da comunidade negra foram homenageadas com o Título de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade canela-verde em defesa dos direitos da população negra e na luta pela promoção da igualdade racial.

A vereadora Patrícia reforçou o significado da data da Consciência Negra: “Infelizmente em muitos espaços só se discutem políticas públicas de promoção da igualdade racial quando chega o mês de novembro, mas nós temos que lembrar que o dia da Consciência Negra, que o dia de luta por políticas públicas de promoção da igualdade racial são todos os dias. Que nós possamos ter um momento de homenagens, de representatividade, de reconhecimento a todas e todos vocês que estão aqui conosco. Nós precisamos avançar, não podemos regredir em tudo que conseguimos conquistar. Vila Velha possui atualmente mais de meio milhão de moradores em sua maioria negros e negras, por isso reforço aqui a minha fala de resistência”.

Para o vereador Joel Rangel, a luta contra o preconceito deve ser uma tarefa diária de toda a sociedade: “Essa é uma sessão entre lembrar e esquecer, esquecer as marcas, as chagas a cicatriz social, e as dores, mas lembrar da restituição, da resistência, da coragem renovada, e do engajamento na luta por tudo que deve nos unir. Que a nossa Casa seja um sinal para a sociedade de Vila Velha, e que sempre que fizermos o uso deste microfone seja sempre na decisão de unir as pessoas e nunca de dividir”.

Uma das homenageadas da noite, a vice-prefeita da Capital, Capitã Estéfani falou sobre a importância das políticas públicas de promoção da igualdade racial, para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária: “Nós não podemos normalizar a forma com que somos tratadas simplesmente pelas nossas características físicas, nós temos que ter polícias e mecanismo de equidade e de igualdade. As cotas em si não são suficientes para a igualdade, mas elas são necessárias, porque sem elas nós permanecemos nesse abismo e não podemos concordar com isso”.

Durante o encontro, a Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-COMDIM e Vice-presidente do Conselho de Igualdade Racial Mãe Yara Marina promoveu uma roda de conversa e exibiu vídeos sobre intolerância religiosa, racismo e violência, principalmente contra mulheres pretas. A solenidade contou também com a participação do jovem João Pedro Santos Pimentel, guia mirim e militante na luta pela promoção da igualdade racial, que recitou um poema sobre a luta do povo negro contra o racismo.

Estiveram presentes à Sessão Solene:Os vereadores Léo Pindoba (AGIR), Jonimar Santos (PSC), a Vice-Prefeita da cidade de Vitória Capitã Estéfani, a Subsecretária de Assistência Social Márcia de Oliveira Barcellos, o Subsecretário de Estado de Trabalho, Emprego e Geração, Odimar Péricles Nascimento, a Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher-COMDIM e Vice Presidente do Conselho de Igualdade Racial Mãe Yara Marina, a Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Leila Cristina Marinho, representando o Conselho Comunitário de Vila Velha Sr. Sidenil.
Noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…