Home Cidade e Região Espírito Santo ES: Plataforma de petróleo é interditada por risco de explosão
Espírito Santo - 22 de setembro de 2022

ES: Plataforma de petróleo é interditada por risco de explosão

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) interditou desde junho deste ano um navio-plataforma Cidade de Vitória fundeado na costa do Espírito Santo. A agência informou que a medida foi necessária pelo risco de explosão da embarcação. Atualmente, o Cidade de Vitória está no campo de Golfinho, distante 50 quilômetros da costa capixaba, entre a Grande Vitória e o município de Aracruz. O navio-plataforma segue afretado à Petrobrás.

A decisão da ANP em interditar vem do risco de vazamento de gases perigosos, em taxas cinco vezes maiores do que o previsto em projeto. Além de falhas nos sistemas de comunicações e com a população embarcada acima da capacidade prevista, habitando locais de risco. O documento aponta que “foram identificadas diversas situações de risco grave iminente”.

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), os problemas apontados pelo documento da ANP apontam muitas semelhanças com o que era apresentado pelo FPSO Cidade de São Mateus, que explodiu após vazamento de gás, em fevereiro de 2015. Um acidente que marcou a vida de todos os petroleiros capixabas, e que deixou 9 mortos e 26 pessoas feridas.

Em nota, a Petrobras informou que “realiza atividades de acordo com os mais rigorosos padrões internacionais de segurança” e que ainda durante a auditoria da ANP mandou suspender, de forma preventiva, as operações do “Cidade de Vitória”. Além disso, a estatal confirmou que, não só a embarcação, mas como todo Campo de Golfinho, onde está localizada, está em processo de desinvestimento desde junho.
Noticia10/es360

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…