ES: Estado declara atenção máxima sobre situação hídrica
O governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), fez nesta segunda-feira (15) recomendações a prefeituras, indústria e às empresas responsáveis pelo abastecimento de água para adotarem medidas de economia de água, visto que o estado entrou em período de estiagem. Uma resolução publicada declara Estado de Atenção sobre a situação hídrica no Espírito Santo.
O cenário foi estabelecido após acompanhamento e análise técnica do Comitê Estadual de Enfrentamento às Adversidades Climáticas, presidido pelo governador do Estado e composto por diversos órgãos do sistema ambiental e agrícola do Espírito Santo.
A decisão levou em consideração os dados hidrometeorológicos e agrícolas integrados no Alerta!ES, que apontam para a diminuição da vazão dos rios e do volume de chuvas do Estado. De acordo com o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, essa condição é comum neste período do ano e a possibilidade de não ocorrência de chuvas em volumes suficientes demandam maior atenção do poder público, das companhias de abastecimento e dos usuários de água.
“Apesar de não haver risco de faltar água para as pessoas, os dados apontam para uma queda da disponibilidade hídrica que impacta mais fortemente o setor agrícola e o da pecuária, principalmente na região sul do Espírito Santo. O Estado de Atenção foi estabelecido para que haja maior vigilância e esforços de economia, principalmente agora, no auge do período seco, para que a gente previna situações mais graves de escassez”, explicou Ahnert.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…