Mucuri: Morre Juca Andrade, radialista, assistente social e referência do ativismo social na Bahia.
“Olha, não existe um dia se quer que eu não chore, que a dor de alguém não me incomode, que os problemas de alguém não passam também a ser problemas meus, sei que parece utopia, vocês podem inclusive não acreditar, mas se não fosse essa minha doação diária talvez eu nem mais estaria vivo!” (Juca Andrade).
O estado da Bahia e o Brasil voltou a ser impactado pela perda de um grande militante das causas sociais, desta vez motivado por uma fatalidade. Familiares, amigos e companheiros de ativismo, foram surpreendidos no final da manhã deste domingo (03/07), com a morte do radialista José Francisco Costa de Oliveira, o “Juca Andrade” que morreu na véspera do seu aniversário de 57 anos. Juca morreu fazendo aquilo que havia feito por muito tempo, atuando. Juca Andrade limpava uma lavoura de cacau orgânico pertencente a mais uma das associações em que ele ajudara desde o nascedouro, quando uma palmeira de dendê, ao ser preparada para supressão o atingiu fatalmente.
Juca Andrade se tornou um caso raro de personificação e de simbiose entre os ativismos sociais e a preocupação com o povo mais simples e humilde, na essência e pureza do que é ser humanista. Juca Andrade tinha como poucos o acesso e trânsito livre entre o povo e suas problemáticas, tornando por vezes quase que impossível a dissociação entre Juca Andrade ativista e o José Francisco, pai, esposo, avô e cidadão comum, expressão inclusive que não o agrada, ele costuma atribuir para si uma obrigação crônica no que tange o social
Juca Andrade foi um grande ativista dos movimentos sociais, na Bahia, no Brasil e no Mundo. Presidente do conselho municipal de saúde de Mucuri, fundador da casa do mel e criador do centro de recuperação “libertar” Juca Andrade adotou Mucuri como casa, com importantes contribuições sociais na cidade e na região, trabalhou em duas das maiores emissoras de rádio do Sul da Bahia, Abrolhos e 3 Corações FM, sendo que foram os seus trabalhos na 3 Corações que o credenciaram em 2008 a compor como vice na chapa encabeçada por Anderson Pinto na disputa pela prefeitura de Mucuri.
O homem que não media esforços por uma justa causa, parecia se conformar com as injustiças que a vida lhe acarretou. Juca, de forma brutal, covarde e desumana perdeu Pablo, o filho mais velho há alguns anos, cercado de muito mistério, a perda de Pablo tirou parte do brilho do olhar do cidadão José Francisco, mas parece ter aguçado ainda mais o senso de cooperativismo e busca por justiça social do ativista Juca Andrade. Juca Andrade era casado há 33 anos com Márcia Andrade, sua companheira de toda uma vida. Juca Andrade foi pai de 5 filhos, Pablo (im memória) Diego, Diogo, Daniel e Paolla, além de ter deixado 4 netos.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…