Home Notícias Saúde Estudo aponta que uma cerveja por dia pode diminuir tamanho do cérebro.
Saúde - 23 de junho de 2022

Estudo aponta que uma cerveja por dia pode diminuir tamanho do cérebro.

Pesquisadores norte-americanos descobriram que o consumo diário de álcool, mesmo em pequenas quantidades, pode afetar a estrutura e o tamanho do cérebro. Por exemplo, beber uma cerveja todos os dias pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro, segundo dados do estudo com pessoas entre 40 e 69 anos. Publicado na revista científica Nature Communications, o estudo foi liderado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

“Este estudo fornece evidências adicionais para uma associação negativa entre ingestão de álcool e macroestrutura e microestrutura cerebral em uma amostra da população geral de adultos de meia-idade e idosos”, explicam os autores do estudo. “A maioria dessas associações negativas são aparentes em indivíduos que consomem uma média de apenas uma a duas unidades diárias de álcool”, completam.

No estudo sobre o consumo diário de álcool, os pesquisadores incluíram 36.678 participantes, sendo que 52,8% eram do sexo feminino. Durante o acompanhamento, os voluntários responderam a perguntas sobre níveis diários de consumo de álcool ou de abstinência. Além disso, registros de saúde, como exames de imagem, foram incluídos. Para melhorar a precisão dos dados, as alterações do cérebro dos indivíduos foram pareadas em idade, altura, sexo, IMC (Índice de Massa Corporal), consumo de tabaco, status socioeconômico, ascendência genética e município de residência.

Segundo os autores, não consumir álcool ou beber apenas uma unidade por dia desencadeia pouca ou nenhuma alteração no volume do cérebro. No entanto, passar de uma para duas ou três unidades já pode reduzir tanto a substância cinzenta quanto a branca. Por exemplo, em pessoas com 50 anos, o consumo diário de uma lata de cerveja ou de uma taça de vinho (duas unidades) pode acelerar o envelhecimento do cérebro em dois anos.
Noticia10/Nature Communications e Penn Today

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…