Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: cidade sedia o Fórum de Agroecologia e Agricultura Orgânica dos Vales Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus
Minas Gerais - 24 de maio de 2022

Teófilo Otoni: cidade sedia o Fórum de Agroecologia e Agricultura Orgânica dos Vales Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus

Com objetivo de discutir e sugerir intervenções que atendam dialoguem com um formato sustentável de produção, está sendo realizado no Expominas de Teófilo Otoni o Fórum de Agroecologia e Agricultura Orgânica dos Vales Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus. A iniciativa visa o fomento da produção agroecológica nessa região do mesovales, contribuindo para produção sustentável de alimentos saudáveis e alinhando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais.

Até a próxima sexta-feira, 27, acontecerão mesa redonda, debates e palestras que vão discutir o fortalecimento da transição agroecológica e os desafios dos sistemas de produção de alimentos, conservação de recursos naturais, demandas tecnológicas dos agricultores e atendimento às expectativas de qualidade ambiental pelos consumidores. Durante o evento serão apresentadas vivências que a conversão do modelo de agricultura tradicional para modelos de agricultura mais sustentável tem contribuindo para a conservação dos recursos naturais, a geração de renda e a justiça social no campo e nas cidades.

O Fórum de Agroecologia e Agricultura Orgânica dos Vales Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus é promovido pela Prefeitura de Teófilo Otoni, sendo o principal evento sobre o tema dessa região. O evento é aberto ao público, mas, em algumas atividades à necessidade de inscrição prévia. Nesta edição o Fórum tem o Interagir para Construir, a Emater, o Sebrae, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri, o IFNMG como entidades parceiras.

Para o Pe. Honório Siqueira, um dos idealizadores do Fórum, o objetivo principal do evento é promover uma transformação da realidade a partir da conscientização das pessoas de que está na hora de levar a sério questões como agricultura sustentável, alimentação saudável, qualidade de vida no campo e, consequentemente, na cidade.
Noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…