Home Cidade e Região Espírito Santo Conceição da Barra: Cidade terão suas ruas tomadas por atrações culturais nesta semana
Espírito Santo - 16 de maio de 2022

Conceição da Barra: Cidade terão suas ruas tomadas por atrações culturais nesta semana

Quatro dias e mais de 30 atrações culturais entre música, teatro, circo, literatura e outras linguagens, tudo com acesso gratuito. É isso que reserva para o público a oitava edição do Pocar Festival de Cultura, que acontece de 19 a 22 de maio em Conceição da Barra, litoral norte do Espírito Santo. O espaço público do município será tomado a cada dia por atrações que incluem artistas locais, estaduais e nacionais.

A programação começa com grupos tradicionais de jongo e terá participações de músicos como André Prando, Luiza Dutra e Fabio Carvalho, de grupos de circo e teatro como Lacarta, Ribalta, Tambor de Raiz e Cia Circunstância. Além disso, inclui roda de samba, sarau com lançamento de livros e exibição de filmes, muitos deles retratando elementos da cultura de Conceição da Barra e região. Entre outros destaques está a exposição fotográfica Rogério Medeiros: um olhar sobre o Sapê do Norte, que estará instalada durante o evento na galeria do espaço cultural Casa da Barra.

“O trabalho do Rogério Medeiros é muito extenso. Usamos então como base um texto do Hermógenes da Fonseca falando sobre as fotos que ele havia feito e baseamos a curadoria nesse texto. É importante, pois a vida e o trabalho do Rogério retratam parte da história do Sapê do Norte [território quilombola entre Conceição da Barra e São Mateus] num momento em que pouca gente pesquisava e registrava”, diz o artista e produtor cultural Didito Camillo, coordenador do Pocar, que contribuiu com a curadoria da exposição junto com o fotógrafo Apoena Medeiros, filho de Rogério.

Ainda durante o festival, será apresentada a escola do Instituto Tambor de Raiz, que poderá ser visitada em primeira mão. A proposta do local é receber crianças e jovens, especialmente das comunidades quilombolas da região para atividades culturais diversas, como teatro, música e capoeira. Uma outra atração será o já tradicional projeto “Literatura a Quilo”, realizada pela Editora Cousa, que durante o Pocar vende livros pelo peso que possuem, em valor simbólico como política de estímulo à literatura, especialmente àquela produzida no Espírito Santo.

Neste ano, por exemplo, a cantora Luiza Dutra, jovem talento capixaba, cantará junto com a Orquestra Malê Big Band, comandada pelo maestro Eduardo Lucas, com a proposta artística de trazer uma experiência musical afrodiaspórica. Outro encontro será do violeiro Rafael Gonzá com o rabequeiro Jeferson Leite no espetáculo instrumental “e Viola e Rabeca, reunindo instrumentos muito antigos na música brasileira em uma leitura contemporânea.

O Pocar surgiu em 2013, como celebração de uma importante vitória cultural no município de Conceição da Barra. Na ocasião, a mobilização popular conseguiu evitar que a praça principal da cidade fosse transformada em um estacionamento. Conseguiu-se o tombamento do estadual do local como patrimônio artístico e cultural, que inclui a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e um casario histórico, que cada vez mais tem sido revitalizado e utilizado para o setor de turismo e comércio.
Noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…