Teixeira de Freitas: Pesquisa pioneira sobre os impactos de fertilizantes na pitaya foi desenvolvida por alunos do IFBA
Uma pesquisa pioneira no Brasil tem mapeado os resultados dos efeitos de fertilizantes orgânicos e inorgânicos no desempenho da fruta pitaya. A pesquisa aconteceu de forma colaborativa, fizeram parte do estudo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Teixeira de Freitas, na Bahia, e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O objetivo foi testar diferentes doses de nitrogênio, fósforo e potássio, que são adubos minerais, além da adição de matéria orgânica, por meio de esterco bovino, que é um adubo orgânico, para testar o desenvolvimento da Pitaya. De acordo com os resultados, a formulação contendo 6 quilos de esterco bovino, 60 gramas de ureia, 100 gramas de supersimples e 60 gramas de cloreto de potássio foi o que promoveu um melhor crescimento vegetativo das plantas, tanto inicialmente quanto em estágios mais avançados de desenvolvimento da planta.
O trabalho foi conduzido pelos alunos de agronomia do IFBA, sob a orientação do professor Júlio Cláudio Martins e do pesquisador do Incaper, Renan Batista Queiroz. “Quando analisamos as dosagens de fertilizantes minerais aplicadas nos tratamentos, podemos observar que é possível reduzir alguns componentes, que são compensados pela adição de matéria orgânica, multiplicando os benefícios para a planta”, explicou Queiroz.
Noticia10/ifba-incaper
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…