ES: Norte capixaba em alerta máxima para alta incidência de dengue
Dados do Ministério da Saúde mostram que os casos de dengue no Brasil aumentaram 95% em relação ao mesmo período do ano passado. No Espírito Santo, apesar do índice ter aumentado um pouco mais de 6%, Pinheiros, Jaguaré e São Gabriel da Palha, na região norte e noroeste, estão em alerta por apresentarem incidência alta nas últimas quatro semanas. Os números são do último boletim epidemiológico divulgado nessa quarta-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Nesses três municípios, a incidência de casos nas últimas quatro semanas foi superior à média de 300 casos/por 100 mil habitantes, o que é considerado uma média de alerta pelo Ministério da Saúde. Em Pinheiros, a média do número de casos por 100 mil habitantes foi de 1624,8, considerando o acumulado das quatro últimas semanas. Em Jaguaré, de 492,9, enquanto em São Gabriel da Palha a proporção foi de 438,7. De acordo com a Sesa, até o último sábado (16), 4,6 mil casos foram notificados.
Em nível nacional, em que o número de casos quase dobrou de um ano para o outro, representantes do Conselho Federal de Medicina apontam as chuvas acima do esperado como um dos fatores para o crescimento. Outro motivo é a maior busca por atendimento médico durante a pandemia de Covid-19, que pode ter aumentado as notificações.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…