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Economia - 27 de janeiro de 2022

Suzano Papel e Celulose é autorizada a construir e explorar ferrovia no Mato Grosso do Sul.

O Ministério da Infraestrutura (Minfra) autorizou a fábrica de papel e celulose, Suzano, a construir e explorar a ferrovia entre os municípios de Inocência e Ribas do Rio Pardo, na região leste do Mato Grosso do Sul. A ferrovia conta com uma extensão de 231 km, de acordo com a publicação da Superintendência de Transporte Ferroviário (Sufer), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Na nota técnica, afirma que houve o aviso de autorização e o mesmo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) deste mês de janeiro. No artigo, consta que a exploração da fábrica de papel e celulose Suzano se estenderá por 99 anos e a ANTT deve avaliar a compatibilidade locacional da Ferrovia.

A empresa ressaltou que a ferrovia no Mato Grosso do Sul terá uma extensão de aproximadamente 231 km em bitola larga, sendo este um ramal de interligação da Rumo Malha Norte (RMN), com o projeto chamado de Cerrado, em Ribas do Rio Pardo, para o transporte de papel e celulose da fábrica. Nesta conexão com a RMN, é considerada a construção de um pátio de espera/despacho com um comprimento de 1,8 mil metros, podendo absorver composições de até 80 vagões Spicos. Já em Ribas do Rio Pardo, considera-se utilizar um trecho que acessará diretamente o armazém de estocagem, além de outras questões de logística. A obra prevê investimentos de R$ 1,770 bilhão.

A Suzano conseguiu ainda outra liberação, dessa vez para a construção de um ramal ferroviária de 24,7 km para atender a sua unidade industrial de Três Lagoas. A obra vai interligar o Arco do Contorno da Rumo Malho Oeste (RMO) e as duas unidades de produção de papel e celulose. Serão investidos, no empreendimento, cerca de R$ 170 milhões. No requerimento do pleito, a fábrica de papel e celulose explicou que inicia-se em linha paralela ao arco do contorno atual de Três Lagoas, em trecho a ser ajustado para bitola mista, e contará com uma extensão local para funcionar como pátio de entrada-espera com um comprimento de 1.800 m. Já o ramal propriamente dito terá um traçado paralelo à BR-158, até a região das fábricas.

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