Home Cidade e Região Bahia Mucuri: Novos “carretões” da Suzano parecem uma centopeia gigante e vai reduzir o número de veículos nas rodovias da região.
Bahia - 7 de dezembro de 2021

Mucuri: Novos “carretões” da Suzano parecem uma centopeia gigante e vai reduzir o número de veículos nas rodovias da região.

A Suzano inicia a operação de um novo sistema de logística florestal no Extremo Sul da Bahia. O projeto consiste na operação do hexatrem, um veículo que acopla seis semirreboques, totalizando 52 metros de extensão, que vai trafegar em estradas dentro das propriedades da empresa. Com esse novo modelo de movimentação, a companhia ganha produtividade no transporte de madeira que abastece a Unidade Mucuri e garante mais segurança no trânsito ao reduzir o número de veículos trafegando nas rodovias da região.

A “centopeia off-Road” da Suzano não vai andar nas rodovias, o projeto único no país e da própria companhia vai fazer a logística da matéria prima apenas nas estradas de sua propriedade. Com capacidade de carga de 200 toneladas, o hexatrem vai gerar ganho de produção, economia de combustível, redução na emissão de CO2 e desobstruir as rodovias, pois com os hexatrens serão 72 viagens das carretas convencionais por dia nas estradas da região. Inicialmente, serão 14 hexatrens em operação na Bahia e 6 superpentas.

O projeto off-road (fora da estrada) começou a ser desenvolvido em 2019 na Bahia e soma um total de R$ 44 milhões em investimentos. Para a operação, já foi construído um túnel que interliga as áreas restritas de plantio de eucalipto entre o município de Mucuri e a fábrica. A construção de outro túnel, que vai atravessar a BR-418, também já foi iniciada. Toda a frota é própria da Suzano e será operada por transportadores da região, que foram devidamente capacitados. Esse sistema logístico foi idealizado pela Suzano e é inédito no Brasil. A estratégia foi iniciada em Três Lagoas (MS) e a Bahia é a segunda regional da companhia a implementar a operação, possuindo maior capacidade de carga.

“Com a nova estratégia, a Suzano visa reduzir 30% de carga nas rodovias locais, deslocando o volume de madeira que circula nas estradas para as áreas internas da companhia. A iniciativa evidencia o direcionador da empresa, de que Só é bom para nós se for para o mundo, proporcionando mais segurança para a comunidade. Neste sentido, uma das diretrizes do projeto também é a sustentabilidade, com a mitigação da emissão de carbono que impacta toda a região. Também gera e compartilha valor, capacitando profissionais locais para operar o veículo”, destaca Carolina de Araújo, gerente de Logística Florestal da Suzano.
Noticia10/ascom

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