Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: Sucupira assina decreto pondo fim a obrigatoriedade da volta as aulas imposta por Zema.
Minas Gerais - 12 de novembro de 2021

Teófilo Otoni: Sucupira assina decreto pondo fim a obrigatoriedade da volta as aulas imposta por Zema.

O prefeito de Teófilo Otoni, Nordeste das Minas Gerais, assinou nesta quinta feira um decreto que torna nula no município a determinação do governador Romeu Zema de obrigatoriedade das aulas presenciais. Desde que a determinação do estado entrou em vigor Teófilo Otoni voltou a ter um crescimento no número de casos suspeitos de covid-19, fator que levou o município a dialogar sobre o assunto o que gerou esta medida necessária no entendimento da gestão.

Por essa razão e por entender que o momento não é oportuno para uma decisão, no entendimento do município, arbitrária, Sucupira entende que é preciso dialogar com pais, alunos e professores. “os pais precisam gozar da liberdade de poder enviar seus filhos ou não para a escola neste momento. Faltam pouco mais de 30 dias para o término do ano letivo, não justifica antecipar esse retorno de todo um corpo escolar os obrigando a voltar para a sala de aula”. Disse Sucupira.

Para a obrigatoriedade de retorno a sala de aula das redes públicas e privadas de ensino do Estado o governador Zema tem alegado a prática recomendada de protocolos básicos como distanciamento, uso de máscaras e o uso de álcool em gel. Profissionais da educação, ouvidos pela reportagem lamentam a decisão do governador, pois são eles quem na ponta executam toda a operação educacional, inclusive com conhecimentos específicos e ponderações a respeito da dificuldade de execução dos procedimentos na prática.

“Neste momento todos esses protocolos são necessários, mas uso de máscara, distanciamento e medidas de precaução (higiene, aferição de temperatura etc.) são práticas que vão demandar um regime de concentração e disciplina rigorosíssimo por parte de todo o ambiente escolar, não estou falando só do aluno, é todo o ambiente escolar, o que no entendimento dos nossos profissionais consultados fica inexequível tais medidas, gerando apenas transtornos e prováveis novos focos de transmissão do vírus”. Concluiu Sucupira.
Noticia10

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…