Home Cotidiano Tecnologia ES: Usina que tira o sal da água do mar está em operação no estado.
Tecnologia - 6 de outubro de 2021

ES: Usina que tira o sal da água do mar está em operação no estado.

Diante de um cenário em que a crise hídrica volta à tona nos noticiários por conta do baixo volume de chuvas e da redução na vazão dos rios, o Espírito Santo vive um momento histórico: está instalada no Estado a maior planta de dessalinização da água do mar para fins industriais do país.

O projeto é da ArcelorMittal Tubarão, que investiu R$ 50 milhões na nova planta. Seguindo referências utilizadas em países como Israel e Estados Unidos, o sistema terá capacidade inicial para tratar 500 m³/hora de água, como possibilidade de ampliar, no futuro, para 1.500 m³/hora. A inovação garantirá maior estabilidade operacional para a empresa e disponibilizará mais água para a população capixaba. Isso porque o volume dessalinizado poderá substituir parte do total consumido do Rio Santa Maria da Vitória, um dos principais mananciais que abastecem a Grande Vitória.

O funcionamento da planta é por osmose reversa. O processo começa no sistema de captação e bombeamento; em seguida, a água do mar é direcionada para um pré-tratamento com dois tipos de filtração para a remoção de sólidos e outras partículas. Na sequência, a água é bombeada por um sistema de alta pressão até a Osmose Reversa, onde passa através de membranas semipermeáveis que separam a água dessalinizada do concentrado. Por fim, a água dessalinizada produzida é armazenada e enviada para distribuição. No caso da ArcelorMittal Tubarão, ela atenderá, sobretudo, ao resfriamento de equipamentos da usina (troca de calor).

“Esse é um sistema já amplamente utilizado em vários países. Trata-se de uma tecnologia moderna e inovadora, que certamente contribuirá para o desenvolvimento futuro e formação de know how no Espírito Santo e no Brasil. O projeto estará aberto para a comunidade científica local, que poderá aplicá-lo futuramente. E isso será muito útil caso o cenário de escassez hídrica venha a se agravar”, afirmou Jorge Oliveira, CEO Aços Planos América do Sul.

O pioneirismo e a importância da planta renderam à empresa, há dois anos, o prêmio “Projeto Inovador” no principal evento mundial de dessalinização e tratamento avançado do mundo, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Para o diretor para a América Latina e Caribe do International Desalination Association (IDA), entidade que concedeu a premiação, “o projeto é pioneiro em sua configuração, escala, qualidade da água produzida e seu destino, que atenderá à produtora de aço, liberando as fontes de água potável locais, beneficiando a população local, sem impacto ambiental”.
Noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…