Dia do ciclista: cresce paixão pela bicicleta no Brasil
Esta quinta-feira é comemorado o dia do ciclista. E a modalidade está em alta no Brasil. O setor registou um boom nas vendas de biciletas com o desejo do brasileiro em querer fazer mais exercícios ao livre na pandemia e também com o aumento da malha cicloviária, que cresceu 133% nos últimos anos.
“O automóvel ainda se sobressai a qualquer tipo de meio de locomoção, mas ele traz muitas respostas negativas, como por exemplo, o aumento de Co2”, declarou Jhonatas Ferreira da Silva, urbanista autor da tese “Análise do Potencial Ciclável – O Caso de Brasília”, pela Universidade do Porto, em Portugal para a Betway.
“Para solucionar esse problema, é importante trazer modos não motorizados de locomoção e aí a bicicleta se apresenta como a melhor alternativa. Por isso, as políticas públicas têm cada vez mais sido voltadas para isso”, completou.
O urbanista ressaltou que a maioria da população ainda vê a bicicleta como lazer: “As cidades têm o incentivo à bicicleta como prioridade em seu planejamento porque hoje se apresenta como melhor alternativa. Mas a população ainda vê este modo de uma forma mais voltada para o lazer”.
No entanto, Guga Torres, proprietário da loja Spokes Bike Shop, acredita em maior engajamento com o tempo. “Os governos continuarão a estimular o uso da bike como meio de transporte e as pessoas manterão o hábito de pedalar ao reconhecer os benefícios que ela traz para a saúde, para a interação com a cidade e para o meio-ambiente”, argumenta.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…