Home Cotidiano Política ES: Bancada capixaba vai convocar ECO e governo federal para debater atraso na duplicação da BR-101
Política - 14 de junho de 2021

ES: Bancada capixaba vai convocar ECO e governo federal para debater atraso na duplicação da BR-101

O atraso na duplicação da BR-101 será tema de debate convocado pela bancada capixaba no Congresso Nacional. O anúncio foi feito pelo deputado Da Vitória (Cidadania), em pronunciamento na Câmara Federal. Na ocasião, o parlamentar cobrou a concessionária ECO 101, que venceu a concessão para gestão privada da rodovia, para que se empenhe na resolução dos atrasos.

O apelo foi direcionado especialmente ao trecho norte, onde o licenciamento ambiental está emperrado, mas também abrangeu o trecho sul, onde os atrasos não têm qualquer relação com impasses dessa natureza. Em sua fala, Da Vitória, que coordena a bancada capixaba, repudiou a alternativa apresentada na última semana pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), responsável por regular e fiscalizar os contratos de concessão de rodovias privadas, de suspender a duplicação em todo o trecho norte, o que afetaria diretamente seis municípios – Sooretama, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Pinheiros e Pedro Canário.

“A proposta de excluir os seis municípios da duplicação da BR-101 é esdrúxula e pitoresca. Não tem cabimento. O que precisa ser feito é excluir apenas os 25 quilômetros da Reserva de Sooretama enquanto se debate com o Ibama e o ICMBio. A duplicação é estratégica para o desenvolvimento do Estado e para a redução do número de acidentes”, afirmou.

Ele ainda lembrou que, dentro do trecho que compreende os seis municípios do extremo norte, existem duas praças de pedágio funcionando há mais de sete anos. “Não há justificativa de tomar o dinheiro do cidadão e não fazer as obras que estão assinadas em um contrato. Vamos lutar firmes para que a população capixaba receba o devido respeito”, reforçou.

Da Vitória pontuou que a concessionária já administra há oito ano a rodovia no Estado e ainda não conseguiu resolver o impasse do licenciamento ambiental nos 25 quilômetros localizados na Reserva de Sooretama, o que vem impedido que as obras avancem na região Norte. Por isso, a bancada capixaba irá convocar a concessionária, além do Ministério da Infraestrutura, da ANTT, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para debater e encontrar uma solução.

O parlamentar ressaltou ainda que a BR-101 é a principal rodovia do Espírito Santo, corta o Estado de norte a sul, ao longo de 458 quilômetros, e que toda essa extensão está sob gestão da ECO desde 2013. “Apesar de ter obras em andamento, o trecho sul da BR-101 também enfrenta lentidão para a duplicação plena das vias”, sublinhou.
Noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…