Home Bem Estar Deguste Cerveja de mandioca muda a vida de agricultores familiares no centro oeste do Brasil.
Deguste - 29 de março de 2021

Cerveja de mandioca muda a vida de agricultores familiares no centro oeste do Brasil.

Por iniciativa do governo do estado, cervejarias foram contactadas para desenvolver um projeto de fomento à agricultura familiar. A Secretaria de Estado da Retomada do Governo de Goiás fez a ponte entre os produtores de mandioca e as cervejarias. No primeiro chamado, Ambev e a cervejaria artesanal goiana Colombina atenderam. E assim surgiu a linha Colombina Rensga.

Rensga é uma expressão muito utilizada pelos goianos para representar tudo o que os surpreende positivamente. Desde que foi criada, há 7 anos, a Colombina tem dado holofotes aos frutos regionais do Cerrado, produzindo cervejas com cagaita, pequi, baunilha do cerrado, castanha de baru, entre vários outros. A mandioca entrou no circuito a partir dessa proposta governamental, mas conversa perfeitamente com a filosofia da Colombina de valorizar a cultura gastronômica local.

“Vislumbramos com esse projeto um reforço dos valores defendidos pela Colombina, de priorizar o pequeno produtor no fornecimento de nossas matérias-primas.” explica Patrícia Mercês, CEO da Colombina

A nova linha Colombina Rensga traz em sua composição 16% de mandioca, que entra na receita, junto ao malte, como fonte de açúcar para as leveduras. ” Sensorialmente a presença da mandioca é praticamente imperceptível, não alterando no sabor ou aroma”, explica o Sommelier de Cervejas e sócio da Colombina, Alberto Nascimento.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…