Conheça Petrolândia, a Atlântida brasileira.
No interior de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Petrolândia, está o que é hoje uma das paisagens mais surreais do Brasil. Trata-se da estrutura de uma igreja parcialmente submersa e com seu topo se destacando na superfície do lago de Itaparica. O templo cristão foi inundado, junto com Petrolândia, nos anos 1980, por causa da construção de uma usina hidrelétrica na região — e que deu origem ao lago
Às margens do Rio São Francisco, a parte antiga da cidade de apenas 36 mil habitantes tem chamado atenção do circuito turístico do sertão nordestino. Há mais ou menos uma década que esse trecho impressiona por emergir da água da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, revelando uma verdadeira cidade submersa. O curioso e fascinante local é identificado pelo topo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, ponto mais alto da antiga vila.
Além da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (cuja obra nunca foi concluída), a usina deixou dentro da água muitas outras edificações da cidade, como uma antiga fábrica e casas do município, cujos moradores foram removidos para uma nova zona urbana erguida na área. A construção deslocou cerca de 40 mil pessoas, e mais de 10 mil famílias, entre elas diversas comunidades indígenas que tinham se instalado lá havia décadas.
A descoberta da cidade traz à tona uma profecia, no mínimo, curiosa. Antônio Conselheiro — líder religioso e da icônica cidade de Canudos — disse, certa vez, que o papel das coisas iria se inverter, com o mar secando e o sertão inundando de água. O território nordestino ainda está longe de ter o problema da seca resolvido, mas Petrolândia é uma curiosa consequência que remete a essa previsão.
Eunápolis: Veracel reforça sustentabilidade em encontro com fornecedores
A Veracel Celulose promoveu, na última quinta-feira (28), o Encontro de Fornecedores 2024 …