Alcobaça: Deputada Maria Del Carmem faz indicações de ações para o distrito de São José de Alcobaça.
A deputada Maria del Carmen (PT) apresentou uma série de indicações para melhorar a segurança, a saúde e a educação no distrito de São José de Alcobaça, localizado no município de Alcobaça. Na primeira indicação endereçada ao governador Rui Costa e ao secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, a deputada pede a implantação de um posto avançado da Polícia Militar no distrito.
De acordo com a petista, a ausência de força policial nas ruas é “extremamente preocupante”, refletindo-se de maneira negativa na comunidade. “A insegurança causada pela falta de proteção do Estado desenvolve um ciclo de problemas. Ela é responsável, por exemplo, por desestimular o comércio, fator que enfraquece a economia regional e abre as portas do município para atividades ilegais”, listou a deputada.
Na avaliação de Maria del Carmen, a perpetuação desse ciclo agrava as dimensões dos estragos causados pelo mesmo, traduzindo como a falta de controle sob a cidade e se tornando indicador de uma má administração pública. Para ela, é necessário total cuidado a fim de evitar tal circunstância.
A parlamentar defendeu ainda que não só o distrito de São José de Alcobaça, mas também as comunidades vizinhas, serão beneficiadas pela implantação do posto avançado da PM. Segundo Maria del Carmen, essas comunidades, juntas, possuem um quantitativo populacional maior do que a própria cidade de Alcobaça, que, atualmente, conta com uma população no entorno de 9 mil habitantes.
Na área da saúde, a petista defendeu a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela lembrou que o distrito de São José de Alcobaça fica a cerca de 30km de distância da cidade de Alcobaça, onde está situado o pronto-socorro mais próximo. “Outra opção é aguardar a chegada de uma ambulância, hipótese a qual o tempo de seu deslocamento até o atendimento médico irá, no mínimo, dobrar”, calcula.
Ela lembrou também que os habitantes de povoados situados a oeste do distrito levariam um tempo muito maior para conseguir socorro no hospital da sede. “A viagem até o hospital mais próximo torna o socorro difícil, demorado e perigoso, pois a rodovia está danificada e precisa de reparos, sendo inegável a necessidade da implantação de uma UPA no distrito para atender não somente sua população local como também e as demais da região”.
O último pedido de Maria del Carmen foi a construção de uma escola estadual dentro do novo padrão das escolas implantadas pelo governo do estado. “Apesar de o local contar com uma escola estadual esta encontra-se em um estado precário, sendo incapaz de satisfazer o novo padrão das escolas e evitar essa distorção na oferta do ensino”, afirmou a parlamentar.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…