Home Últimas Notícias Institucional ES: deputados são apresentados a ações e projetos desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura (Mapa) no Estado.
Institucional - 3 de março de 2021

ES: deputados são apresentados a ações e projetos desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura (Mapa) no Estado.

As ações e projetos desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura (Mapa) no Espírito Santo, sobretudo na área da agricultura familiar, foram abordados pelo superintendente da pasta no estado, Aureliano Nogueira da Costa. Ele foi o convidado da reunião da comissão temática da Casa realizada nesta terça-feira (2) em formato híbrido. 

O apoio aos pequenos agricultores capixabas foi defendido por deputados do colegiado. A presidente da Comissão de Agricultura, Janete de Sá (PMN), destacou que, apesar de ser pequeno territorialmente, o Espírito Santo tem papel de destaque na “produção, produtividade e qualidade em várias culturas”, sendo a “agricultura familiar a nossa grande força”.

O superintendente do ministério considerou a importância dos programas. “Nossa função é levar essas políticas públicas de forma acessível, porque, se o agricultor não acessar, ou se não houver uma renegociação, os nossos resultados não chegam na ponta”, explicou. 

“Todas as emendas parlamentares que chegam para o agropecuário do Espírito Santo, para todos os municípios, passam pelo Ministério da Agricultura, somos nós que damos o parecer. Inclusive hoje estão sendo entregues 23 novos veículos para a agricultura familiar com recursos repassados diretamente do Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo”, detalhou. 

Um quadro apresentado pelo engenheiro agrônomo mostrou que de 2009 a 2020 houve aumento no investimento feito por meio de emendas parlamentares. No ano passado o valor total ultrapassou R$ 59 milhões.

Atualmente o estado possui mais de 55 mil unidades de produção familiar, grupo que recebeu atenção especial no lançamento do Plano Safra 20/21 – que destina todos os recursos para a agricultura. Esses produtores, afirmou, receberam exclusivamente R$ 33 bilhões e, além disso, pela primeira vez o plano direcionou recursos para residências agrícolas e para a reforma da moradia rural. 

noticia10/secomALES

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…