Dois milhões e meio de brasileiros recebem a renda mínima do coronavírus no primeiro dia de pagamento
Os brasileiros que da noite para o dia perderam a escassa renda com a qual sobreviviam diariamente, por causa da quarentena para interromper a expansão do coronavírus, começaram a receber uma renda básica nesta quinta-feira. Cerca de 2,6 milhões de pessoas já tiveram depositados 600 reais em suas contas bancárias, segundo informou em um tuíte o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. O Governo pagará mensalmente essa ajuda de emergência durante o próximo trimestre a cerca de 60 milhões de trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores, de acordo com suas estimativas. O pagamento é escalonado e um enorme desafio logístico em razão do volume de beneficiários, e também porque o auxílio foi aprovado apenas uma semana antes. O plano é fazer pagamentos digitais para evitar aglomerações nos bancos e os potenciais contágios.
Em apenas 48 horas, 27 milhões de pessoas solicitaram ajuda por meio do aplicativo ou do site criado para esse fim. Os primeiros a receber serão os cidadãos registrados no cadastro único de beneficiários de assistência social que possuem uma conta na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Isso inclui as dezenas de milhões de famílias que recebem mensalmente o benefício do programa contra a pobreza Bolsa Família. Mas também têm direito milhões de microempreendedores ou trabalhadores informais, que, como costuma dizer o ministro da Economia, Paulo Guedes, nunca precisaram da ajuda do Estado e agora necessitam se cadastrar para enfrentar esta crise.
A Caixa confirmou que creditou os primeiros pagamentos do auxílio emergencial na conta poupança de 2.150.497 clientes do banco. Outros 436.078 lançamentos serão realizados pelo Banco do Brasil ainda nesta quinta-feira. No total, foram disponibilizados cerca de 1,5 bilhão de reais. A previsão é que os pagamentos da primeira parcela estejam concluídos até a próxima semana. A segunda parcela será paga nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril. Será levada em conta a data de aniversário do beneficiário. Quem nasceu em janeiro, fevereiro e março, por exemplo, recebe no primeiro dia, dia 27. Essa ordem será seguida até a conclusão dos pagamentos.
Casagrande transfere capital para São Mateus e fala sobre investimentos estratégicos para a Região Norte capixaba
O governador Renato Casagrande realizou nesta quarta-feira (20) a transferência simbólica …