Papa Chico recebe Lula para falar de justiça para os povos do mundo
Nesta quinta-feira o papa Francisco recebeu em sua residência no Vaticano o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, com quem teve um encontro privado de aproximadamente uma hora. É a primeira vez que o político sai do Brasil desde que deixou a prisão de Curitiba em 9 de novembro, onde passou 19 meses, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Por se tratar de uma visita privada, a Santa Sé só confirmou o encontro, que não figurava na agenda pública do Pontífice, depois do fim da reunião. Tampouco divulgou um comunicado para informar o conteúdo da conversa, como faz quando a reunião é formal.
Em sua conta no Twitter, Lula publicou duas imagens da reunião com Francisco, que descreveu como um encontro “para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”. Em uma delas ambos aparecem sorridentes, apertando as mãos e, na outra, o Pontífice toca a cabeça do brasileiro no que parece um gesto de bênção. As fotografias foram tiradas por Ricardo Stuckert, fotógrafo pessoal de Lula, que foi seu retratista oficial durante seu período no Governo.
Depois do encontro Lula conversou com a imprensa e elogiou o espírito “alentador” do Papa por suas críticas às desigualdades e sua defesa dos trabalhadores. Segundo o petista, ele e Francisco conversaram sobre o combate à fome e políticas de erradicação da pobreza. “Todos sabem que há cada vez mais desigualdade no mundo”, disse, e em seguida afirmou que os interesses financeiros estão colocando em risco as conquistas sociais dos últimos anos. O ex-presidente também fez uma rápida visita à sede do maior sindicato italiano, a Confederação Italiana do Trabalho, entidade que demonstrou seu apoio ao que chamou de “presidente trabalhador”, tendo protestado contra sua prisão em vários momentos.
noticia10/elpais
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…