Aracruz: a cidade capixaba será a primeira no País a contar com um centro de hemodiálise municipal.
Aracruz se tornará a primeira cidade do País a contar com um centro de hemodiálise municipal. Anexo ao serviço, haverá também uma farmácia cidadã estadual com medicamentos de alto custo, muito deles utilizados pelos pacientes que fazem o tratamento de alta complexidade. A estimativa é de que serão atendidos, em três turnos, 45 pacientes/dia, com 1.014 sessões por mês.
De acordo com informações da Prefeitura do município, o centro, previsto para ser inaugurado nos próximos dias, contará com 15 cadeiras para as sessões de hemodiálise, além de uma sala de urgência e emergência, saídas separadas para pacientes e funcionários; banheiros, salas de repouso, esterilização e a sala de osmose, considerada o pulmão do centro de hemodiálise.
nesta terça-feira (14), às 9 horas, o prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da secretária de saúde do município, Clenir Avanza, receberá os prefeitos Pretinho Nunes (Fundão), Duda Zanotti (Ibiraçu), Otávio Abreu Xavier (João Neiva), além dos pacientes que serão assistidos pelo Centro de Hemodiálise, para uma visita de apresentação da estrutura do novo serviço. O novo centro funcionará na unidade de saúde de Guaxindiba, assistindo portadores de Doença Renal Crônica (DRC) e Doença Renal Aguda (DRA)
No último dia 20 de dezembro, o prefeito Jones Cavaglieri havia assinado o contrato de gestão do Centro de Hemodiálise, que será uma parceria público-privada entre o Hospital São Camilo, a Associação Vidas e a Prefeitura de Aracruz. Segundo a Prefeitura, o contrato será executado e administrado pela Fundação Hospital Maternidade São Camilo, mas fiscalizado e acompanhado pela Secretaria de Saúde de Aracruz. Tais parcerias recebem crítica dos conselhos de saúde e da sociedade civil, muitas vezes, pela falta de transparência na prestação de contas.
Segundo texto que firmou a parceria: “O contrato de gestão tem por objetivo a execução e gerenciamento das atividades e serviços de saúde no Centro de Hemodiálise, localizado na unidade de saúde de Guaxindiba, para assistir ao portador de Doença Renal Crônica (DRC) e Doença Renal Aguda (DRA), mediante assistência permanente, de forma ininterrupta de segunda a sábado, inclusive feriados, em regime de rotina, e domingos em casos de atendimento de quadro agudo, e também ter abrangência regional, em função das necessidades de saúde da população”.
noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…