Santa Dulce dos Pobres, o anjo bom da Bahia, a primeira santa do Brasil é nordestina!
Santa Dulce dos Pobres. É assim que Irmã Dulce passa a ser chamada após a cerimônia de canonização que a tornou santa na manhã deste domingo (13) na Praça de São Pedro, no Vaticano, lotada de fiéis.
A santa, conhecida popularmente como Anjo Bom da Bahia, foi uma das religiosas mais populares do Brasil graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados, principalmente na Bahia.
Ela abraçou a vida religiosa aos 18 anos e a caridade aos 12, quando uma tia levou-a para conhecer a favela dos Alagados, em Salvador. Foi quando decidiu alimentar os pobres a ajudar os enfermos na porta de casa. As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) hoje contam com um complexo hospitalar e um orfanato e que beneficiam a mais de três milhões de pessoas anualmente.
Desde 2014 o dia 13 de agosto passou a ser o Dia Estadual da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. A escolha da data está relacionada à ocasião em que a religiosa recebeu o hábito das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em 1933, e passou ser chamada de Irmã Dulce.
O deputado Yulo Oiticica (PT), hoje a frente da SUTRAG SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS TERRITORIAIS E REFORMA AGRÁRIA ,foi o responsável pela elaboração do projeto, o empenho pela definição de uma data oficial de lembrança à beata vai além de admiração pessoal pela religiosa. “Recebi mais de 24 mil assinaturas a punho que, somadas com as assinaturas eletrônicas, eleva o número para quase 40 mil”, disse o parlamentar ao afirmar que a publicação do projeto era uma demanda popular.
O Vaticano considera que Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa brasileira. Embora outras brasileiras e uma religiosa que atuou no país tenham sido canonizadas pela Igreja Católica anteriormente, irmã Dulce é a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…