Home Cidade e Região Bahia BA: Governo Bolsonaro vai trocar o turismo e a biodiversidade da Costa das Baleias por dinheiro do petróleo.
Bahia - 10 de outubro de 2019

BA: Governo Bolsonaro vai trocar o turismo e a biodiversidade da Costa das Baleias por dinheiro do petróleo.

A ANP (Agência Nacional de Petróleo) realizará um novo leilão de exploração de petróleo, incluindo quatro blocos próximos ao arquipélago de Abrolhos, na Costa das Baleias, litoral sul da Bahia, lar da maior biodiversidade marinha do Brasil. De acordo com ambientalistas, a prospecção do combustível fóssil na região ameaça o maior banco de recifes de corais do Atlântico Sul, põe em risco a maior produção pesqueira da Bahia, a reprodução de baleias jubarte e o turismo em toda região.

O turismo na região, que movimenta boa parte da receitas dos municípios da Costa das Baleias, sofrerá enormes consequências. Os turistas são atraídos principalmente para observar o maior sítio de concentração de baleias jubarte em toda a costa do Brasil. Todos os anos “um grupo imenso” de baleias jubarte sobe da Antártida para se reproduzir justamente em abrolhos.

Além do risco de vazamento em uma região considerada de “Extrema Importância Biológica”, segundo o Ministério do Meio Ambiente, o tráfego de embarcações e a infraestrutura portuária na região devem atrair espécies exóticas que atacam os corais nativos ao se dispersar por meio das plataformas de petróleo.

Esse banco de corais gigante é fonte de alimento para centenas de espécies de peixes e lagostas, tornando a região uma das mais importantes para a indústria pesqueira brasileira. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a atividade na região movimenta R$ 100 milhões ao ano, 10% de toda a receita com o setor no Brasil.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…