Home Cidade e Região Bahia Caravelas: Fundação Renova promove reunião para falar da contaminação de Abrolhos pela lama de rejeitos da Samarco.
Bahia - 5 de outubro de 2019

Caravelas: Fundação Renova promove reunião para falar da contaminação de Abrolhos pela lama de rejeitos da Samarco.


O que muitos temiam, infelizmente aconteceu. Rejeitos da barragem do Fundão que rompeu em Mariana (MG) chegou a Abrolhos, provocando uma presença considerável de metais pesados correspondente com os que a lama carregou. Como medida de reparação foi criada a Fundação Renova, uma organização dedicada exclusivamente a esse processo de reparação, junto também foi criado uma proposta de governança bem ampla, com a participação de diversas entidades. A proposta é que as comunidades atingidas tenha direito a voto e a participação efetiva nas decisões sobre o processo de reparação, trazendo as para o que a fundação tem chamado de Comitê Interfederativo (CIF).

Os levantamentos de dados que compreende a região dos Abrolhos tem sido feito de forma constante segundo a Fundação Renova, estes estudos estão sob o acompanhamento da CEPEMAR. Como devolutiva, o INEMA – Instituto de Recursos Hídricos e Meio Ambiente- promoveu uma reunião ordinária conjunta com os conselhos gestores do Parque Marinho dos Abrolhos e da reserva Extrativista do Cassurubá – RESEX – nos dias 03 e 04/10 em Caravelas para apresentação do projeto “identificação e proposição de medidas reparatórias para eventuais impactos decorrentes do rompimento da barragem do Fundão que rompeu em Mariana (MG) nas unidades de conservação do litoral Sul da Bahia”.

O que era para ser uma reunião conjunta com os conselhos gestores do Parque Marinho dos Abrolhos e da reserva Extrativista do Cassurubá – RESEX, se tornou em uma grande audiência pública, devido a mobilização em massa das colônias de pescadores do Extremo Sul da Bahia. O evento aconteceu no hotel Marina, em Barra de Caravelas, e contou com a participação de diversas entidades da região, entre elas universidades, Território de identidade do Extremo Sul e representações da imprensa regional.

Depois da apresentação do projeto por parte da Fundação renova e da CEPEMAR, houve a abertura de fala para as representações presentes, em comum alguns pontos de encaminhamentos, dentre eles alguns merecem destaque, como a participação de membros das comunidades do Sul da Bahia no comitê interfederativo, centros de informação da Fundação Renova nos municípios que compõem a costa das Baleias, esses mesmo centros já estão funcionando nos municípios capixabas e um programa de comunicação que chegue às comunidades locais impactadas.
noticia10

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…