Araçuaí: Mineração rouba riquezas no Vale do Jequitinhonha-MG, e traz destruição
Atingidos por Barragens se reuniram no dia 04 de setembro, na AMEJE – Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha, com representantes da Prefeitura Municipal de Araçuaí, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Araçuaí, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escola Família Agroecologica, e Conselho Gestor da Chapada do Lagoão.
A Chapada do Lagoão, localizada no município de Araçuaí, tem sido alvo de grandes empreendimentos minerário. A área abriga grande jazida de lítio, utilizado na confecção de baterias, remédios e outros. No local há 399 famílias, segundo dados da EMATER de 2003, que retiram seu sustento da área através de atividades extrativistas.
A empresa SIGMA mineração tem realizado estudos na área, pressionado as organizações locais que ainda resistem em defesa da preservação da área. Dentre as muitas preocupações, a principal é a falta de água. As muitas nascentes que existem no local já demonstram indícios de secarem.
O principal debate é: qual o desenvolvimento as mineradoras têm contribuído para a região? O material extraído em todo o Vale, rico em minerais, é levado para outras cidades e para fora do país, levando a riqueza para longe do povo e deixando somente a destruição.
Durante a reunião, os principais encaminhamentos apontam a realização de atividades com os moradores, como debates e assembleias; e visitas às famílias da localidade para que as organizações compreendam a realidade do povo.
noticia10/atingidosporbarragem
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…