Diamantina recebe 1ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
Moradores de Diamantina, turistas e lojistas de 12 estados do País poderão conhecer o trabalho de mais de 100 artesãos da região na primeira edição da Mãos do Vale: Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. O evento, que será realizado no D’Ávilla Hall, na entrada do município, de 19 a 21 de setembro, é uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com os projetos Investe Turismo e Brasil Original. O objetivo é aproximar artesãos e consumidores, ampliando o acesso a novos mercados e projetando as peças da região no cenário nacional.
“O artesanato do Vale tem uma identidade própria, com elementos típicos da cultura regional e é isso que o torna especial e valorizado no mercado”, comenta a analista do Sebrae Minas Luciana Teixeira Silva. Os trabalhos foram selecionados por uma comissão curadora, que avaliou a identidade cultural do artesanato e a referência local, a originalidade no processo de criação, o design e a qualidade do produto, a tradição, a apresentação (embalagem, tag, cartão) e a capacidade de produção identificada.
A analista do Sebrae Minas explica que o evento terá dois dias exclusivos para lojistas. “Eles visitarão os estandes, de acordo com os seus interesses de compra, mas a ideia é que possam percorrer todo o espaço, para conferir tudo o que o Vale do Jequitinhonha pode oferecer de melhor e mais genuíno. No terceiro dia, abriremos o espaço aos moradores e turistas, que também poderão conferir as peças expostas. Não havia em Minas Gerais um evento que representasse exclusivamente e com tal ênfase o artesanato do Vale”, destaca Luciana. A expectativa é de que a feira gere mais de R$ 500 mil em vendas.
noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…