Home Últimas Notícias Institucional ES: Dia Internacional da Agricultura Familiar com entregas e homenagens no Palácio Anchieta
Institucional - 26 de julho de 2019

ES: Dia Internacional da Agricultura Familiar com entregas e homenagens no Palácio Anchieta


O Governo do Estado realizou, na tarde desta quinta-feira (25), no Palácio Anchieta, em Vitória, uma solenidade em alusão ao Dia Internacional da Agricultura Familiar, ao Dia Nacional da Agricultura Familiar (24 de julho) e ao Dia do Agricultor (28 de julho). Mais de 20 organizações públicas, privadas, gestoras e parceiras colaboraram com o evento, que prestou homenagens à agricultura familiar e aos agricultores familiares do Espírito Santo.

“Onde a gente vai a agricultura capixaba é elogiada. Temos um Estado com um nível de organização extraordinário e uma carteira de investimentos importante. Criamos os Fundos de Investimento e o Soberano. A família é uma empresa, que tem que olhar os custos, aumentando a receita. Na nossa empresa familiar, às vezes deixamos de gastar tudo o que é preciso para aproveitar uma oportunidade boa de comprar um maquinário, por exemplo. Temos que pensar sempre no nosso futuro. Estamos retomando as obras na agricultura, entregando equipamentos. E não estamos fazendo no último ano de mandato, estamos fazendo desde o início”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Governo do Estado realizou várias ações voltadas ao setor, como a divulgação do resultado do edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf) e a retomada do Programa Agro Legal 4.0.

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande assinou a publicação do resultado do edital do Funsaf. Foram contemplados dez projetos que, somados, representam um investimento de mais de R$ 2 milhões em infraestrutura para associações e cooperativas em nove municípios. O fundo foi constituído para apoiar projetos destinados a fortalecer os processos de produção, industrialização, beneficiamento e comercialização das associações e cooperativas de agricultores familiares do Estado do Espírito Santo.

Retomada do Programa Agro Legal 4.0

Também foi assinado o Protocolo de Intenções do Programa Agro Legal 4.0, uma ação governamental que tem por objetivo promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares e dos empreendedores rurais, possibilitando aos agricultores familiares a agregação de valor à sua produção. Tendo como parceiros diversos órgãos do Estado, que irão trabalhar em conjunto para a formalização dos empreendimentos, o Agro Legal amplia os canais de comercialização e potencializa a melhoria da renda e das condições de vida das famílias rurais capixabas. O programa foi idealizado em 2013, na época, contribuindo para a permanência das famílias no campo, aliada com a qualidade de vida.

A solenidade também marcou duas assinaturas simbólicas de acordos entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Governo do Estado, através da Seag e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A primeira é relacionada ao Termo Aditivo de prorrogação da vigência do Convênio 764608/2011, que pretende dar continuidade às aquisições de insumos e outros recursos necessários à manutenção das “Unidades de Referência para a Disponibilização de Materiais Genéticos e Tecnologias Sustentáveis para os Agricultores de Base Familiar do ES”. A segunda foi um Termo de Cessão de bens móveis e equipamentos que antes pertenciam à União.
noticia10/secomES

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…