Home Cidade e Região Bahia Nova Viçosa, sinal de celular chegará a Argolo e Helvécia pelo Projeto Fala Bahia.
Bahia - 17 de junho de 2019

Nova Viçosa, sinal de celular chegará a Argolo e Helvécia pelo Projeto Fala Bahia.

Técnicos em telefonia móvel da operadora TIM, estiveram no município de Nova Viçosa na terça-feira, 11 de junho, e deram início ao estudo de viabilidade técnica para instalação de torres para telefone celular nos distritos de Argolo e Helvécia. Acompanhados pelos secretários de Obras Edinho Salvino e de Relações Institucionais Helielson Santos Neves, os técnicos fizeram o reconhecimento de locais para, por meio de georreferenciamento, escolher o que melhor se adeque à instalação de 01 torre em cada distrito.

A chegada da telefonia móvel a Argolo e Helvécia é parte do Projeto Fala Bahia, do Governo do Estado, que com incentivos fiscais concedidos pelo Governador Rui Costa, levará o serviço a 88 distritos baianos só em sua primeira etapa. Além facilitar as licenças ambientais para a construção das redes, o governo está abrindo mão de até R$ 300 mil por estação radiobase, recursos que serão descontados do ICMS devido pela operadora, que nos casos de Nova Viçosa é a TIM.

O prefeito Manoel Costa Almeida (Manoelzinho), está concedendo o prazo de 25 anos para a operadora explorar os serviços de telefonia nos dois distritos. O ofício que autoriza a instalação foi entregue nesse domingo (16), ao Senhor Rômulo Rodrigues Prestes, representante da TIM que permaneceu em Nova Viçosa nesse final de semana. “Pela importância do serviço, estamos dando um prazo amplo, para que a empresa tenha maior interesse e também permitir um planejamento melhor, principalmente para o comércio que será aquecido nos distritos com a chegada do celular”, disse Manoelzinho.

Entusiasmado, o secretário Helielson Neves disse que os benefícios para os moradores de Argolo e Helvécia serão muitos. “Agradecemos ao governador Rui Costa pela inclusão de dois dos nossos distritos nessa primeira etapa do Fala Bahia. Sabemos a importância do papel que o celular e a internet têm hoje na vida das pessoas. São distritos que ficam às margens da BR 418, de fácil acesso, com a chegada do celular, surgem novas oportunidades, por isso sempre fizemos grandes esforços para essa conquista”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores José Anastácio Carvalho Machado disse que “será relevante da chegada do serviço de telefonia celular aos dois distritos, porque além de melhorar a qualidade de vida, dará aos moradores melhores condição de acessar e oferecer novos serviços”. Anastácio lembra que é um sonho antigo, trazer o sinal de celular a Helvécia e Argolo. “Prefeitos, deputados, vereadores secretários tentaram trazer esses serviços, no entanto não vinha dando certo. Na gestão do prefeito Manoel, fizemos novos esforços, mas o incentivo do Governo do Estado é decisivo porque as operadoras precisam de novas concessões, que são pagas, além do investimento em equipamentos e pessoal”, completou.

O compromisso para instalação de sinal de celular em Argolo e Helvécia teve início em abril de 2018, quando o prefeito Manoel Costa Almeida, (Manoelzinho), acompanhado pelo então deputado federal José Carlos Aleluia, o secretário Helielson e o vereador Anastácio, foram ao gabinete do presidente da Agência Brasileira de Telecomunicações Anatel, Juarez Quadros do Nascimento. Na ocasião reivindicaram a instalação de torres de celular nos distritos e a melhoria do sinal em Posto da Mata e também em Nova Viçosa. A cidade recebe um grande número de turistas durante o verão e principalmente nos festejos do réveillon e carnaval, período em que, pelo aumento da demanda, afeta a qualidade dos serviços de telefonia móvel. O presidente da Anetel se comprometeu a incluir os dois distritos na lista de prioridades, aguardando apenas a apresentação de projetos por qualquer operadora de telefonia móvel.

Também levou a solicitação dessa demanda ao Governo do Estado por serviços de telefonia celular para os dois distritos o deputado Carlos Robson (Robinho). E expectativa é que as torres sejam instaladas nos próximos noventa dias beneficiando diretamente cerca de 10 mil habitantes, além de usuários que transitam pela rodovia BR 418.
Noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…