conheça os nutrientes essenciais para o cabelo cacheado
Durante muitos anos, as mulheres viveram sobre a ditadura da beleza que dizia que os cabelos lisos era mais bonitos, mas isso tem mudado. A cada dia mais pessoas começam a aceitar a textura natural de seus fios e a assumir os cachos. E se engana quem acha que usar o cabelo natural demanda menos cuidados, os cabelos cacheados nascem lisos e começam a formar cachos ao longo do fio. Essas ondulações dificultam que a oleosidade produzida na raiz chegue até as pontas tornando-os secos, porosos e com frizz.
Para evitar que o cabelo fique com um visual indesejado, o ideal é lavá-los com água morna e produtos específicos para esse tipo de fio, sempre massageando o couro cabeludo com delicadeza. O condicionador deve ser aplicado somente nos fios e, na hora de secar, tire o excesso de água com uma toalha macia. Para eliminar o frizz na hora de desembaraçar o cabelo, use um pente de madeira.
Além de observar produtos e a maneira como você cuida do fio, para ter cabelos fortes, nutridos e belos, é necessário estar atento ao que se coloca no prato. O cabelo é composto de muitos elementos e, por isso, é fundamental manter uma alimentação balanceada. Segundo a Dra. Débora Copelli de Lima, nutricionista, para um bom crescimento e qualidade dos fios, é necessário incluir vitaminas no cardápio. As vitaminas do complexo B, principalmente a B2, são fundamentais, já que sua falta pode levar a perda de cabelo ou a fios brancos precoces. Uma boa fonte desse componente são as carnes, peixes, frangos e ovos.
Outra vitamina crucial é a biotina, que promove o crescimento mais rápido do cabelo e está presente em alimentos como ovos, batata doce e espinafre. Já o ferro, encontrado em carnes magras e no espinafre, ajuda a mante os folículos capilares saudáveis.
“O Zinco previne e trata a queda capilar e está presente em ostras, espinafre, carne vermelha magra, leguminosas e ovos. O selênio, encontrado na castanha-do-pará, evita a queda capilar, mas cuidado, muito selênio é tão ruim quanto pouco. Já os ômegas 3 e 6 também são ótimos para parar a queda capilar e pode ajudar o cabelo a crescer. Inclua no cardápio salmão, castanhas, sementes e óleos de grainha, girassol, sésamo, abóbora e coco”, acrescenta a nutricionista.
noticia10/superbela
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…