ES: Pinheiros e mais 9 municípios serão sinalizados com foco na redução de acidentes
O Governo do Estado vai promover a implantação e manutenção de sinalização viária vertical, horizontal e dispositivos auxiliares em 10 municípios com trânsito não municipalizado. O início dos serviços foi autorizado nesta quinta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira. A solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, também contou com a participação da vice-governadora Jaqueline Moraes. Os municípios contemplados são: Aracruz, Conceição do Castelo, Marechal Floriano, Viana, Baixo Guandu, Ecoporanga, Pinheiros, Rio Bananal, Atílio Vicacqua e Marataízes.
O principal objetivo da ação é a diminuição de acidentes e a preservação das vidas dos capixabas e turistas que visitam o Estado. Para tanto, o Governo do Estado investe nestes municípios, por meio do Detran|ES, um total de R$ 1,8 milhão. Os recursos para realização dos serviços relacionados à sinalização e engenharia de trânsito são provenientes dos recursos de multas de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Fico feliz em ver a parceria do Detran com os municípios. Essa sinalização será um trabalho importante, pois além da segurança, uma sinalização bem-feita embeleza, deixa as cidades esteticamente mais bonitas. Com uma sinalização bem-feita, podemos chegar ao que tanto almejamos, que é a diminuição da violência no trânsito. Estamos no mês da prevenção de acidentes, o Maio Amarelo, onde conscientizamos para essa redução que se faz necessária. O gasto do Estado com saúde por conta de acidentes de trânsito é enorme, além de deixar sequelas nos acidentados e causando inúmeras mortes”, afirmou o governador.
Givaldo Vieira destacou que a autorização da sinalização nas cidades é uma demanda contínua porque a revitalização é necessária e tem uma representatividade ainda maior neste mês. “No trânsito, cada um tem de fazer a sua parte para que a vida de todos seja colocada em primeiro lugar. E é esse também o compromisso da nossa gestão no Detran. Por isso, vamos seguir fazendo intervenções nos municípios, inclusive nos distritos, e em diálogo com os capixabas, para oferecer vias mais seguras e humanizadas, com faixas de pedestres em locais adequados, estacionamento de moto, vagas especiais, pórticos, placas de regulamentação e outros itens necessários para sinalizar com eficiência”, disse.
O diretor geral do Detran|ES acrescentou que, após a execução dos serviços, o órgão realizará, em cada um dos 10 municípios contemplados, o projeto Sinalizar e Educar. Trata-se, segundo ele, da abordagem educativa, realizada pelos agentes de educação de trânsito do órgão, para orientar aos moradores sobre as mudanças feitas, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de ter atitudes corretas no trânsito.
noticia10/secomES
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…