Home Cidade e Região Bahia Estudantes indígenas participam de jogos estudantis em Santa Cruz Cabrália e Prado
Bahia - 22 de abril de 2019

Estudantes indígenas participam de jogos estudantis em Santa Cruz Cabrália e Prado

Escolas indígenas em Santa Cruz Cabrália e Prado, no sul da Bahia, realizaram, durante esta semana, diversas atividades esportivas em comemoração ao Abril Indígena, que tem como objetivo valorizar a cultura e tradições das comunidades indígenas.

 

No município de Santa Cruz Cabrália, o Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha mobilizou estudantes e a comunidade de Ponta Grande para o XIX Jogos Indígenas Pataxós. Já o Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, em Prato, promoveu os Jogos Indígenas Estudantis de Corumbauzinho 2019. As duas ações marcaram a etapa escolar dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) nas unidades escolares.

 

No Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, os estudantes participaram de corrida de maracá, arremesso de tacape, arco e flecha, tiro ao alvo com zarabatana, cabo de guerra, além de futebol masculino e feminino. O diretor Railson Sena contou que as atividades são de fundamental importância para o resgate da cultura indígena, assim como para a promoção da autoestima dos jovens indígenas.

 

“É um momento que podemos resgatar e valorizar a cultura indígena por meio dos esportes. Também temos a oportunidade de integrar nossos 420 estudantes com a comunidade que participa ativamente das competições. É a chance de apresentar aos jovens a importância de se reconhecer como indígena tendo orgulho de suas origens”, destacou Railson.

 

A estudante indígena Ana Cristina dos Santos, do 3º ano do Ensino Médio, falou sobre o significado dos jogos na escola. “Este é um momento de valorização de nossas raízes, mostrando que temos uma cultura riquíssima também na área esportiva. O fato de todos estarmos unidos fortalece a nossa representatividade e ajuda muito aos estudantes, que têm a chance de utilizar os trajes tradicionais sem serem julgado por ninguém”, disse.

 

As competições no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho envolveram 250 participantes entre alunos e a comunidade. Os jogos também atraíram estudantes de outras unidades escolares no município.

Noticia10/secomBA

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…