Home Cotidiano Política Bolsonaro mostra que a direita não tem projeto para o pobre, aponta Rodrigo Maia.
Política - 24 de março de 2019

Bolsonaro mostra que a direita não tem projeto para o pobre, aponta Rodrigo Maia.

Se a prisão do ex-presidente Michel Temer gerou um desconforto geral sobre os efeitos da detenção no Congresso, nesta sexta, 22, foi a vez do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, expor o incômodo com a falta de coordenação do Governo Bolsonaro para colocar a bola em campo. “Precisamos que o País volte a ter projeto. Qual é o projeto do governo Bolsonaro, fora a Previdência? Fora o projeto do ministro (Sérgio) Moro? Não se sabe. Qual é o projeto de um partido de direita para acabar com a extrema pobreza? Criticaram tanto o Bolsa Família e não propuseram nada até agora no lugar. Criticaram tanto a evasão escolar de jovens e agora a gente não sabe o que o governo pensa para os jovens e para as crianças de zero a três anos.”

A reversão das expectativas otimistas para o crescimento do PIB neste ano, segundo o economista, acontece depois da percepção de que o engajamento político de Bolsonaro nas reformas está aquém da projetada. “A primeira consequência disso é o aumento da desconfiança do timing da Reforma da Previdência e da profundidade dela. Já é quase um consenso que a votação ficará para o segundo semestre, a descoordenação política empurrou a decisão lá para outubro, o que significa que as reações positivas a uma possível aprovação da reforma já não vão acontecer neste ano.

A dificuldade de reverter o quadro de crescimento pífio anual, de apenas 1% nos últimos dois anos, pode ser atribuído a vários fatores. Uma das explicações é o nível de endividamento das empresas, dos consumidores e até mesmo do Governo, que enfrenta um forte ajuste fiscal, tentando colocar as contas públicas no azul. Desde 2014, a economia brasileira tem colhido sucessivos déficits, o que levou a um aumento acelerado da dívida do país. O Governo anunciou, nesta sexta-feira, um contingenciamento de 29,8 bilhões de reais nas despesas para garantir o cumprimento da meta fiscal deste ano.

noticia10/oestadodesaopaulo

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…