Home Cotidiano Economia BA: governo Bolsonaro faz ameaça velada e FORD liga o alerta em unidade de Camaçari.
Economia - 9 de março de 2019

BA: governo Bolsonaro faz ameaça velada e FORD liga o alerta em unidade de Camaçari.

Em uma reunião entre representantes da Ford, do governo federal, do estado de São Paulo e da prefeitura de São Bernardo do Campo, na quinta-feira (7), a Ford foi cobrada por ter se beneficiado de subsídios que, só na esfera da União, somaram R$ 7,5 bilhões nos últimos cinco anos.

Pessoas presentes na reunião narram que o clima foi tenso, principalmente quando Carlos da Costa, secretário de Produtividade do Ministério da Economia, sublinhou que a unidade da Ford em Camaçari (BA) continuam recebendo benefícios federais, por meio de incentivos tributários e pela recente prorrogação do regime especial automotivo do Nordeste até 2025.

A declaração foi interpretada como uma ameaça velada de retirada de incentivos. Conforme um dos presentes, os executivos da Ford disseram ao secretário que, se essa fosse a decisão do governo, seria necessário fazer contas para verificar a viabilidade da operação em Camaçari. Costa negou qualquer ameaça. Segundo ele, o governo deixou claro que espera uma “uma atitude social e eticamente responsável”.

À Folha, nesta sexta (8), Carlos da Costa afirmou que empresas beneficiadas por incentivos tem que ter uma avaliação mais rigorosa do impacto social de suas ações. “É uma situação diferente quando uma empresa recebeu um subsídio e quando uma empresa não recebeu um subsídio”, afirmou. “A Ford recebeu bilhões em subsídios para que fossem criados esses empregos.
noticia10/folha

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…