Home Top Dicas 14 Dicas Para Você Dar um Jeito Na Sua Vida Financeira
Top Dicas - 21 de janeiro de 2019

14 Dicas Para Você Dar um Jeito Na Sua Vida Financeira

Que tal mudar a sua vida financeira pra melhor? Separamos 14 dicas infalíveis para você começar a organizar as suas finanças hoje mesmo. Confira:

1 – Deixe as desculpas de lado

Pare de pensar que ter uma vida financeira organizada é apenas um sonho. Transforme seus objetivos em realidade. Abandone as suas desculpas de que isso é difícil.

Se você começar, vai ver que é simples. Não espere para amanhã, inicie a mudança agora. No futuro, o esforço valerá a pena.

2 – Planejamento financeiro

Esse passo é fundamental para evoluir as suas finanças. Faça um planejamento financeiro. Você pode utilizar planilhas ou aplicativos de celular.

Anote todos os seus gastos. Assim, você vai saber todas as entradas e saídas do seu orçamento. Separe cada um entre gastos fixos e variáveis.

Identifique e reduza os supérfluos. Perceba que mesmo os de menor valor devem ser considerados. Ao final, você poderá fazer uma grande economia.

3 – Pague as suas dívidas

Sair do vermelho é fundamental para sua vida financeira. Para você ter ideia, em agosto de 2017, mais de 43% dos brasileiros estavam com alguma conta atrasada.

Imagine só! Quase metade da população não possui uma vida financeira tranquila.

Depois de fazer o seu planejamento financeiro, separe o valor necessário para pagar as suas dívidas. Se for impossível, negocie elas até que chegue em uma prestação que caiba no seu bolso. Saia desta grave estatística o quanto antes.

4 – Reserva de emergência

Este é o próximo passo para dar um jeito nas suas finanças. É muito importante formar uma reserva financeira. Afinal, não sabemos o que o futuro nos reserva.

Uma pesquisa feita pela ANBIMA mostrou que mais de 52% dos brasileiros não têm uma quantia extra destinada para imprevistos.

Separe mensalmente parte dos seus ganhos para o seu colchão de liquidez. Os especialistas recomendam guardar, no mínimo, o valor equivalente a seis meses das suas despesas mensais.

Assim, você estará preparado para qualquer imprevisto futuro. Por exemplo, desemprego ou problema de saúde.

5 – Guarde dinheiro

Tenha o hábito de quando receber, guardar uma quantia do seu salário. Você deve fazer isso antes mesmo de pagar as contas.

Os especialistas dizem que o ideal é guardar 10% dos seus ganhos. Quanto mais poupar, mais você vai ter. Coloque esse dinheiro em um local inacessível. Assim, você evita a tentação de gastar.

6 – Estabeleça objetivos

Tenha os seus objetivos como a sua maior motivação. Faça um levantamento de todos os sonhos que você quer realizar, separando-os por prazo.

Por exemplo, se for comprar um imóvel em 20 anos, calcule agora quanto você precisa poupar por mês para atingir esta meta. Tenha objetivos em curto, médio e longo prazo.

Assim, você sempre estará em busca de melhoria contínua. Tenha em mente que você está economizando em prol de algo que você quer muito.

7 – Invista em conhecimento

Investir na sua educação financeira vai fazer muita diferença para o seu orçamento. Hoje, há muito meios para você obter conhecimento.

Você pode ler livros sobre investimentos e finanças. Assistir a vídeos, como os do nosso canal no Youtube ou fazer um curso na área.

Dessa forma, você vai saber como lidar com o seu dinheiro, aprendendo como investir as suas economia de forma rentável e segura.

8 – Mobilize a sua família

A colaboração da sua família é muito importante para dar um jeito na vida financeira. Com a união, os resultados tendem a ser ainda melhores.

Utilize boas dicas de economia doméstica. É possível reduzir gastos em todas as contas da casa, como na energia, água e no supermercado.

Até as crianças devem participar. Desde cedo é bom ensinar a elas sobre o valor do dinheiro.

9 – Venda o que você não precisa mais

Essa é uma dica para você conseguir uma grana extra e praticar a economia sustentável. Faça um levantamento de todas as coisas que você não utiliza mais.

Desde roupas, sapatos e móveis. Há diversos meios para vender, como em lojas virtuais, grupos de vendas e brechós. Esses itens podem ser muito úteis para outras pessoas.

E é sempre bom ter mais espaço em casa, não é mesmo?

10 – Planeje a sua rotina

Ao planejar a sua rotina, você pode desviar de tudo o que é supérfluo. Principalmente dos pequenos e corrosivos gastos como por exemplo o hábito de comer fora frequentemente.

Isso vale também para as saídas de final de semana e viagens. Faça um pequeno roteiro do que será feito. Tenha uma média dos valores e analise se eles cabem no seu orçamento.

11 – Tenha disciplina

Para organizar a sua vida financeira, a disciplina é essencial. Isso é válido para controlar o seu gastos e para separar mensalmente a quantia a ser poupada.

Desta maneira, você vai tornar essas tarefas em um hábito. Podendo economizar cada vez mais.

12 – Aumente a sua renda

É possível se organizar mesmo ganhando pouco. Porém com mais dinheiro, essa tarefa fica ainda mais fácil. Para aumentar a sua renda, você pode pedir um aumento ou mudar de emprego.

Considere também apostar em uma renda extra ou abrir o seu negócio. Como um empreendedor, você pode ganhar muito dinheiro. Claro que estudando e trabalhando muito. Empreender não é fácil.

E claro, você deve aumentar o valor a ser economizado. Assim, a sua vida financeira entrará nos trilhos em menos tempo.

13 – Invista o seu dinheiro

Esta dica é infalível para dar um jeito na sua vida financeira de uma vez por todas. O dinheiro que você separa mensalmente merece um bom caminho.

Ou seja, invista-o. Você pode optar por aplicações em renda fixa como o Tesouro Direto, CDBs e Fundos de Investimentos ou também em renda variável, por exemplo, as ações.

A partir dos rendimentos, você estará ainda mais motivado a manter um bom planejamento financeiro e a separar uma quantia para aplicar.

14 – Reavalie

Acompanhe de perto o desempenho dos seus investimentos. Conheça a rentabilidade da sua carteira e compare com os seus objetivos financeiros.

Caso eles não estejam conforme o esperado, mude a sua estratégia. Faça uma readequação dos ativos, considerando também outros tipos de aplicações.

Check Also

Casagrande transfere capital para São Mateus e fala sobre investimentos estratégicos para a Região Norte capixaba

O governador Renato Casagrande realizou nesta quarta-feira (20) a transferência simbólica …