Home Segurança pública Polícia ES: Estado tem 11 supostas vítimas de João de Deus, afirma Ministério Público
Polícia - 23 de dezembro de 2018

ES: Estado tem 11 supostas vítimas de João de Deus, afirma Ministério Público

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, e promotores integrantes da força-tarefa criada pelo Ministério Público de Goiás para investigar acusações contra o médium João Teixeira de Faria, o João de Deus, divulgaram, na tarde de sexta-feira (21), um novo balanço sobre a apuração dos fatos, até o momento. Segundo dados apresentados, no Espírito Santo foram identificadas 11 supostas vítimas do médium. Além disso, informaram que novo pedido de prisão foi deferido pelo Judiciário em desfavor do investigado, desta vez por posse ilegal de armas de fogo.

Conforme ressaltou Torres Neto, nessas duas semanas, o Ministério Público brasileiro tem realizado um trabalho de peso, ouvindo testemunhas, formando núcleos específicos para tratar da questão e dar uma resposta à sociedade, o que tem sido feito também de forma integrada com a Polícia Civil.

Segundo apontou o membro da força-tarefa Luciano Meireles, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MP-GO, foram feitos 596 contatos pelo e-mail criado pela instituição especificamente para essa investigação. Destes foram identificadas 255 possíveis vítimas do médium, tendo sido ouvidas formalmente 75 em Goiás e em outros estados até o momento.

Entre as vítimas identificadas, cujas mensagens foram encaminhadas exclusivamente para o canal de comunicação do MP goiano, estão as originadas de Brasília (39), de Goiás (21), do Rio Grande do Sul (20), Espírito Santos (11), Minas Gerais (15), Rio de Janeiro (7), Paraná (6), Santa Catarina (4), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (1), Maranhão (1), Pernambuco (1), Piauí (1) e Tocantins (1). As mensagens encaminhadas ao MP também vieram do exterior, como listaram os promotores, sendo elas dos Estados Unidos (4), da Austrália (3), da Alemanha (1), da Bélgica (1), da Bolívia (1) e da Itália (1).

Destas 255 pessoas identificadas, 23 tinham entre 9 e 14 anos na ocasião dos fatos; 28 entre 15 a 18 anos, e 70, com idade de 19 a 67 anos. Conforme adiantaram os promotores, os próximos passos incluem, além da continuação das oitivas das vítimas, o depoimento do próprio investigado e a apresentação de denúncia criminal de, pelo menos, três casos, cujos crimes são o de estupro, violência sexual mediante fraude e estupro de vulnerável.
noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…